verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Risoto de tomate, manjericão e queijo brie + 3º Encontro Gourmet

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Risoto de tomate, manjericão e queijo brie + 3º Encontro Gourmet






Essa receita é uma opção vegetariana para o almoço ou jantar. Mas, preciso confessar, por aqui foi acompanhamento de um bifão! Não precisa, pois é um prato substancioso o suficiente para ser único. Aliado ao preparo do risoto, que é o prático esquema "junta tudo na mesma panela", tem-se ingredientes simples. Ok, queijo brie não é tão simples assim. Na verdade, a ideia era a de um risoto caprese, mas a falta da muçarela de búfala foi compensada pela presença do queijo brie. Viu como não saímos perdendo? Elementos frescos como o tomate e o manjericão fazem bonito na companhia de um queijo mais forte - usado na medida, com moderação - para um prato gostoso, quentinho, aconchegante e especial. Pode separar essa receita para um jantar a dois ou para uma ocasião especial, tem o selo "parece que deu muito trabalho". Veja a seguir como preparar.

A boa filha ao Casa torna, depois de um longo inverno sem postagens. A primavera (que começou ontem) trouxe receitas e boas notícias: minha cozinha de volta. Passei um tempo com o cômodo interditado, sem poder utilizá-lo, e bem desanimada com a situação. Mas as flores desabrocham no blog, assim como uma sanha louca de cozinhar e "tirar o atraso". Veremos o que sai.

O queijo da receita é para finalizar, recomendo algum mais marcante. Podem ser fatias de muçarela de búfala, camembert e até gorgonzola esfarelado. Os efeitos são diferentes, mas o resultado será gostoso igual!

Risoto de tomate, manjericão e queijo brie
(Rende 2 porções)

1 litro de caldo (usei um de funghi que tinha congelado, pode ser de legumes ou de frango)
3/4 de xícara de arroz árboreo
1 colher de sopa de cebola picada
1 colher de sopa de manteiga
1/2 xícara de vinho branco
1/4 de xícara de queijo parmesão ralado
1/3 de xícara de tomate cereja cortado ao meio
1/3 de xícara de folhas de manjericão
Pedaços de queijo brie a gosto

Coloque o caldo para ferver. Em uma panela, refogue a cebola na manteiga (guarde metade da manteiga para o final) e junte o arroz - sem lavar - para refogar um pouco também. Acrescente o vinho e deixe até o líquido quase evaporar totalmente, vá mexendo. Junte umas duas conchas de caldo e vá mexendo o arroz. Quando o líquido for secando, vá acrescentando caldo, pouco a pouco, mexendo sempre. Vá experimentando o arroz de tempos em tempos, quando ele estiver perto de ficar al dente - cozido, porém firme -, pare de acrescentar caldo e junte o queijo, mexendo sempre. Até chegar a esse ponto, são necessários uns 15 minutos. Deixe o risoto ficar mais enxuto e acrescente o parmesão, o tomate e o manjericão, mexa e desligue o fogo. Coloque a metade restante de manteiga e misture, abafando a panela por alguns minutos. Sirva com os pedaços de queijo brie por cima e, se quiser, folhas de manjericão para decorar.



-------------------------------------------------------------------------

No sábado passado (20), o Casa, Coisas e Sabores esteve no 3º Encontro Gourmet. A terceira edição do evento, que reúne blogueiros de gastronomia de todo o país, aconteceu na Estácio - Chácara Flora, em São Paulo. Estandes com lançamentos de produtos de patrocinadores, workshops e aulas práticas foram algumas das atrações que os foodbloggers puderam conferir. Rever os amigos que compartilham da mesma paixão é bônus (ou é o prato principal?). O Casa, Coisas e Sabores marcou presença mais uma vez para um dia inteirinho de degustações, aprendizado e muita - muita! - diversão.



Desfalcada da sua equipe de reportagem, vulgo marido, esta que vos fala tirou poucas fotos, mas aproveitou bastante o evento, rs. Veja as fotos no Facebook e no Instagram. Ah, e o risoto teve "patrocínio" EG, rs, pois foi feito com alguns produtos que ganhei lá!

Obrigada à organização! Para mais informações do Encontro Gourmet, veja o site oficial: www.encontrogourmet.com.br


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Risoto de tomate, manjericão e queijo brie + Encontro Gourmet.


Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

3 comentários:

  1. Esse prato é ótimo, não tem erro e todos gostam. E esse encontro foi muito legal, pelo que se pode ver! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Que delícia foi o EG,não Adri? Adorei revê-la e curtir aquele momento com tantas blogueiras queridas.
    Gostei da sugestão de " aproveitamento" do queijo brie.O meu ainda está esperando uma oportunidade assim.Delícia de risoto!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Que delícia de Risoto um dos meus pratos preferidos ainda mais com queijo brie... sigo seu blog e muito chique sua participação no EG quem sabe no próximo eu estarei lá ... e nos encontramos eu posso tirar as fotitos pra você...rss bjs Alessandra

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...