verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Tortinha de maçã brûlée

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Tortinha de maçã brûlée


Acredite, é mais difícil escrever "brûlée" do que fazer essa receita. Uma massa doce muito básica, um creminho leve de maçã e um toque caramelizado de açúcar. A tortinha de maçã brûlée é leve, fácil de preparar e ainda ganha ares de sobremesa especial com a finalização que faz a diferença - uma casquinha de açúcar tostada e crocante. Não tem maçarico culinário? Junte-se a mim, de colher em punho, que vou te mostrar que dá certo e você pode ter seu brûlée assim mesmo.


Tortinha de maçã brûlée
(Rende 5 tortinhas)

Creme
2 maçãs pequenas picadas sem casca e sem miolo
3 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de água
Suco de meio limão
1/2 xícara de leite
2 colheres de sopa rasas de amido de milho (maisena)

Massa
1/2 pacote de biscoito maisena
3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de café de canela

Açúcar para finalizar

Creme: leve a maçã ao fogo baixo com o açúcar, o suco de limão e a água até que a fruta esteja bem cozida. Triture a maçã ainda na panela (fora do fogo) com o mixer ou bata no liquidificador. Volte com esse purê ao fogo e junte à panela o amido de milho dissolvido no leite. Mexa alguns minutos, até formar um creme grosso. Reserve.
Massa: triture o biscoito no processador, no liquidificador ou socando com um pilão. Junte a manteiga ao biscoito triturado e misture com as mãos, até formar uma farofa úmida que possa ser moldada. Forre forminhas com fundo falso (ou faça em uma forma grande) com a farofa, pressionando bem com os dedos para cobrir o fundo e as laterais. Leve as forminhas com a massa ao forno médio preaquecido por 10 min por 5 a 10 min, só para dar uma coradinha de leve.
Montagem: preencha a massa nas forminhas com o creme de maçã, nivelando até o topo da forminha com uma colher. Coloque punhados de açúcar em cima de cada tortinha e caramelize com as costas de uma colher quente. Leve à geladeira antes de servir (ou não).


Para triturar o biscoito com o pilão, coloque o biscoito em pedaços dentro de uma saco plástico para congelamento, feche a abertura segurando com as mãos e bata os biscoitos com o pilão.

Para caramelizar com a colher: escolha uma colher velhinha ou compre uma barata para esse fim. é interessante que tenha o cabo de madeira ou de plástico, para que não esquente onde você vai segurar. Acenda uma das bocas do seu fogão e pouse as costas da colher sobre a chama. Quando estiver bem quente, encoste as costas da colher sobre o açúcar do topo da tortinha. Faça isso enquanto a colher estiver quente. Volte com a colher para a chama do fogão e repita o processo. Entre uma "encostada"e outra da colher nas tortinhas, vá limpando as costas da colher com papel toalha. Paciência é uma virtude.


Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem


-------------------------------------------------

ESSE creme de maçã e pera também é uma opção de sobremesa leve, gostosa e fácil.


5 comentários:

  1. Que lindinhas ficaram Adri, adoro torta de maçã, e geladinha com essa coberturinha crocante, ai ai, como é bom um docinho hehe. Adorei sua sugestão, sabe que tenho maçarico e nunca usei? Ganhei um de uma amiga e até hoje não tive oportunidade de usar. Ta aqui uma. Bjos um ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  2. Olá Adri, cheguei aqui através de outro blog e achei essa sugestão deliciosa, assim como a Josy, ganhei um maçarico e ainda não testei!rs...
    Até mais...

    ResponderExcluir
  3. Josy e Cristina, taí uma boa chance de vocês estrearem seus maçaricos! Nem vão precisar ficar sofrendo com a colher, como eu, rs. A tortinha já é bem fácil, dando a "maçaricada" no final, o pouco trabalho que tinha acabou :)

    Josy, esse recheio, praticamente uma geleinha de maçã, ficou uma delícia! e quando você dá uma mordida e vem junto a massinha com toque de canela? Humm...convenci você a fazer? Hehe, beijoca!

    Cristina, seja muito bem-vinda! Se você é formiguinha, a seção de doces aqui do blog está cheia de coisinhas gostosas e práticas :) Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adri querida, amei esta receita!!!
    Eu não me arrisco, porque, né? rsrsrsrsrs
    Fiquei com vontade, Adriiiiiiiiiiii!
    Bjos e um domingo abençoado pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vero, essa tortinha é tão fácil que acho que você devia se arriscar :) Mata essa vontade, mulher! Hehehe. Beijinho, linda semana para ti.

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...