verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Frango com curry e iogurte

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Frango com curry e iogurte


Variar o frango de todo dia é uma necessidade para quem quer reduzir o consumo de carne vermelha e apostar na carne branca. Comer frango é saudável - frango à passarinho não vale -, barato e pode ser muito gostoso, lançando mão dos nossos amados molhos e temperos. O frango com curry e iogurte tem uma "pegada" indiana, é bem temperado e faz uma festa de sabores no seu almoço/jantar. Com os ingredientes à mão, o preparo é muito fácil e rápido. De acompanhamento, um arroz branco é tudo de que você precisa. Quem disse que uma refeição diferente e gostosa não pode ser prática?

Uma dica que é quase um mantra: se você não tiver absolutamente todos os temperos indicados na receita na sua cozinha, não se acanhe nem desista da empreitada. O curry é a base, mas os outros temperos podem ser suprimidos ou substituídos, com resultado tão bom quanto. . Após a receita, deixo algumas sugestões. Dica de amiga: no caso dos temperos, mais é mais, tenha variedade, pois são aliados na cozinha. Você não precisa ter marido, mas precisa ter temperos, muitos.

Frango com curry e iogurte
(Rende duas porções)

1/2 peito de frango em cubos grandes
2 colheres de sopa de óleo
1 copo de iogurte natural (170 g)
1 folha de louro
2 cravos-da-índia
1 rodela de gengibre picado
1 colher de café de grãos de coentro
1 colher de chá de curry
1 colher de chá de páprica picante
1 colher de chá de cebolinha fresca picada
Sal

Em uma panela ao fogo, esquente o óleo e junte o louro, os cravos-da-índia, o gengibre e o coentro. Deixe "fritar" alguns segundos e acrescente o frango. Frite os cubos de frango até ficarem cozidos e dourados. Acrescente o curry e a páprica, misture bem e deixe o frango fritar mais um pouco nesses temperos. Coloque sal a gosto. Junte o iogurte e deixe apenas esquentar um pouco, sem ferver. Finalize com a cebolinha picada e sirva com arroz branco.

O mais difícil da receita é ter todos os temperos na despensa, porque o preparo é muito rápido e intuitivo. Basicamente, é misturar tudo na panela ao fogo. Não sou muito dada a planejamento prévio na cozinha: difícil rolar uma marinada por aqui. No entanto, deixar os cubos de frango marinando no iogurte com os temperos por 1 hora (dentro da geladeira) dá um plus no sabor. Na hora de preparar, retire o frango da marinada, doure os cubos no óleo e acrescente o molho da marinada ao final do preparo, sem ferver.

Em vez do cravo-da índia, use canela em pau. No lugar da páprica picante, pode entrar a páprica doce e pimenta calabresa (ou não). A cebolinha pode ser substituída por salsinha ou coentro - que também pode entrar no lugar dos grãos de coentro.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem


------------------------------------------------------------------

Quer saber mais sobre temperos? Conhecê-los é muito útil na hora de fazer substituições. O blog Aromas e Sabores tem uma seção só para nossos amados temperinhos, confira AQUI.


7 comentários:

  1. nossa deve ficar muito bom, vou fazer em casa
    bjoss

    ResponderExcluir
  2. Adri
    Obrigada pela sua visita lá no meu blogue e pelas palavras que deixou. A culinária é, muitas vezes, um refúgio para as mulheres. Foi essa mensagem que eu quis deixar, no texto.
    E já vou experimentar esta receita de frango, que parece deliciosa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que belo prato Adri, adoro curry e com frango acho que fica perfeito, adorei qdo vc disse que não precisamos ter marido, mas temperos muitos, adoro temperos e muitos, e depois que separei minha cota de temperos aumentou absurdamente. Tem sentido!! kkkk Bjocas

    ResponderExcluir
  4. Gigi, é uma delícia, se você gosta de comidas exóticas e bem temperadas, vai fundo :) Um beijo!

    Maria, fica bem gostoso e é facinho, nem dá trabalho fazer um frango diferente :) Beijos!

    Teresa, seu texto é muito sensível em ligar os sentimentos à culinária. Mas acho que isso vem mudando um pouco, tanto em relação à postura das mulheres para lidar com questões de gênero quanto aos motivos de se ir para a cozinha, felizmente :) Um beijo, obrigada pela visita!

    Josy, morro de rir contigo, rs. Você trouxe o exemplo prático para minha teoria maluca, hehe. Então você sabe bem que é verdade, a gente precisa mesmo é de temperos e do que nos faça feliz :) Beijoca!

    ResponderExcluir
  5. Posso participar do coro do riso com o comentário da Josy? E digo mais, precisamos de temperos, com e sem os maridos...
    Well, mas o franguinho indiano é algo de que gosto muito e volta e meia aparece na minha mesa.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode! Essa Josy mata a gente! Rs. Gina, agora você encerrou o assunto: com ou sem marido, os temperos não podem faltar! Apoiada! Prova disso é o que o curry faz com um simples franguinho...beijos :)

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...