verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo pão de mel

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Bolo pão de mel


Começo a postagem com uma declaração bombástica: não gosto de pão de mel. "Então por que raios essa mulher foi fazer um bolo pão de mel?", pensa você. Porque, procurando uma receita de bolo nos meus arquivos, me deparei com o bolo pão de mel e percebi que nunca - eu disse nunca - tinha comido um pão de mel caseiro, só desses industrializados. Resolvi pagar para ver e agora posso mudar a frase do início: não gostava de pão de mel. Além do óbvio mel, esse bolo leva especiarias várias, são muitos toques especiais. Nada de conservantes, aromatizantes, sabores artificiais. Gosto de pão de mel, de pão de mel de verdade.

O cheirinho desse bolo assando só não é melhor que o sabor. Quer dizer, fico na dúvida. Deviam vender aromatizador de ambientes com cheiro de pão de mel assando. Sabor intenso de mel e especiarias, úmido, macio, cheiroso. Lindo, tesão, bonito e gostosão. O gosto é mesmo de pão de mel, mas é delicado, é diferente. Faça um bolo pão de mel na assadeira retangular (é só dobrar a receita), esparrame uma calda de brigadeiro por cima e corte em quadradinhos. E nunca mais toque em um pão de mel que venha em embalagem lacrada.

Bolo pão de mel
(Rende uma forma de bolo inglês)

1 ovo
1 colher de sopa de manteiga
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo
1/4 de xícara de chocolate em pó
1/2 xícara de leite
1/4 de xícara de mel
1/2 colher de chá de café solúvel
1/2 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de café de noz moscada ralada
1 colher de sopa de bebida alcóolica (usei um licor de chocolate)
1/2 colher de sopa de fermento químico para bolo

Na batedeira ou à mão - como fiz -, bata o ovo, a manteiga e o açúcar, até obter um creme homogêneo. Junte a farinha de trigo, o chocolate em pó e o leite, e misture bem. Acrescente o mel, o café, a canela, a noz moscada e a bebida, bata até formar um creme consistente e liso. Coloque o fermento e apenas misture, só para incorporar. Leve ao forno médio-baixo (pré-aquecido) por 20 a 30 minutos. Fique de olho e faça o teste do palito para saber quando está assado.

A receita original também pede 1/2 colher de chá de cravo em pó, mas eu não tinha, não usei e não senti falta. Também recomenda usar conhaque, mas outras bebidas alcóolicas destiladas, como licor, rum e até cachaça, funcionam numa boa.

Confira AQUI várias dicas para fazer um bolo perfeito: teste do palito, como lidar com o fermento, temperatura do forno...


Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem


----------------------------------------------------------

A receita original era da revista do finado supermercado Sendas. O site publicava as receitas de cada edição e eu guardei uma receita de guirlanda de Natal (feita com bolo pão de mel) no computador. Assim como a marca, o site e a revista, o link da receita não existe mais.

4 comentários:

  1. Olá, querida Adri
    è uma verdadeira delícia o cheirinho assando e já copiei a sua receita pra tentar fazer... Gosto de variar paladares...
    Bjm de paz

    ResponderExcluir
  2. Eu amo pão de mel Adri, mas assim feitinhos em casa, bem caseirinhos, daqueles que vc ja come pelo aroma que invade a cozinha. Adorei a receita e tenho certeza que nunca mais vc vai deixar de apreciar essa delicia ibenebriante. Ficou lindo seu bolo. Bjos um excelente final de semana amiga

    ResponderExcluir
  3. Maria, fica muito gostoso, me curou do meu trauma de pão de mel :) Beijos!

    Rosélia, esse bolo é muito saboroso e perfumado, vai te agradar :) Um beijo!

    Josy, já fiz a receita novamente, dias depois de fazer a primeira vez. Já posso dizer que gosto de pão de mel, mas só feito em casa, rs. Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...