verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolinho de bacalhau de forno

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Bolinho de bacalhau de forno




Bolinho de bacalhau dourado por fora, cremoso por dentro, sem mergulhar no óleo. Pode isso, Arnaldo? Não só pode como não é nenhum bicho de sete cabeças - afinal, nem cabeça o bacalhau tem. Esse bolinho de bacalhau é assado no forno e fica sequinho. Optando por usar o bacalhau que já se compra dessalgado, o trabalho diminui drasticamente e a receita fica prática, pois há também uma dica vapt-vupt para as batatas. Esse bolinho de bacalhau foi feito com base na receita do Mercado Municipal de São Paulo. Quem já provou garante que é coisa fina.

Quem acompanha o blog há algum tempo já sabe que frituras por imersão não passam por aqui. Além de não serem opções muito saudáveis, acho que fazem uma sujeira danada na cozinha (veja AQUI como eliminar cheiro de fritura), não considero um bom custo X benefício. Não vou ser hipócrita de dizer que não como esse tipo de fritura, sob o risco de ser flagrada por algum leitor com uma coxinha na mão em uma lanchonete (só no final de semana, minha mãe deixa!). Mas, em casa, prefiro levar ao forno em vez de fritar, sem dúvida. A verdade é que a maioria das receitas fritas dá para fazer no forno e elas ainda ficam bem gostosas, pense nisso.

Bolinho de bacalhau de forno
(Rende cerca de 12 bolinhos médios)

250 g de bacalhau dessalgado
2 batatas médias
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de amido de milho (maisena)
2 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de salsinha picada

Cozinhe o bacalhau em água com sal e, depois de cozido, desfie a carne. Regue o bacalhau desfiado com 2 colheres de azeite e deixe descansando.
Cozinhe as batatas no micro-ondas como ensinei AQUI. Neste caso, como as batatas eram maiores, ficaram 8 minutos. Como não são cozidas mergulhadas na água, as batatas não ficam "encharcadas", resultando em uma massa mais seca e firme. Depois de cozidas, retire a casca e amasse as batatas.
Junte as batatas amassadas ao bacalhau desfiado que tinha sido reservado, misture bem. Acrescente o amido, o alho, a salsinha e as 2 colheres de azeite restantes. Misture tudo muito bem. Passe um pouco de azeite nas mãos e faça bolinhas (ou charutinhos) com a massa. Coloque os bolinhos em uma assadeira (forre com papel alumínio e unte com azeite) e pincele-os um a um com azeite. Leve ao forno médio por 30 a 45 minutos, até ficarem dourados.

Espere os bolinhos amornarem um pouco antes de retirá-los da assadeira, pois eles saem meio molengas e vão firmando depois de um tempo. Se grudarem um pouco - o papel alumínio ajuda nesse caso -, use uma colher para retirá-los. Os bolinhos ficam bem cremosos por dentro, com uma casquinha bem fina.

Achei que o bacalhau dessalgado perde um pouco no sabor, mas, em nome da praticidade, considero que vale a pena. A receita original indica uma proporção bem maior de bacalhau na receita. Acabei usando um pedacinho que tinha, então fique à vontade para aumentar a quantidade.


Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem


--------------------------------------------------

A receita que usei de base é ESSA. Alterei um pouco as quantidades e não usei o ovo, nem senti falta dele.

17 comentários:

  1. Amei a sugestão! Mesmo! Eu tento evitar a todo o custo os fritos e nuna me tinha lembrado de fazer isso com os bolinhos de bacalhau. Não vejo a hora de fazer esta receita. Muito obrigada pela ideia fantástica!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Vim conhecer o seu blog e ADOREI!!! Esse bolinho de bacalhau deve ser DELICIOSO!!! O melhor que é assado no forno... ADOREI!!!
    Parabéns!!!
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir
  3. Adri querida, que MARAVILHA de receita, eu queria muito, agora! rsrsrsrs
    Sabes que também não gosto de fritura? Além de fazer mal, é indigesto pra mim.
    Amei os bolinhos serem assados!
    Adri, tu acertou, a placa é para um casamento!
    Menina, nunca demorei tanto pra fazer um mosaico, mas tá ficando lindo!
    Bjosssssssssssss e um lindo domingo pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  4. Maria, quase todos esses petiscos que fazemos fritos se comportam muito bem no forno! Já que você não é fã de óleo, como eu, não frite, asse :) Beijos!

    Irene, a receita é ótima, e quanto mais bacalhau melhor! E o forno ainda economiza óleo (no nosso corpo, rs). Um beijo!

    Vero, meu estômago também não aceita muito bem as frituras, às vezes eu que empurro os petiscos à força pro coitado, rs. Imagino a trabalheira com a placa, parece ser muito delicado, mas certeza que ficará lindo (suspirei!). Beijinho!

    ResponderExcluir
  5. Amei e não sabia que a maioria dos salgados fritos podem também ser assado, parabéns receita do bolinho e de bacalhau e bem pratica mesmo , pode optar tb em cozinhar com a batata baroa ela pode ser cozida na panela porque tb não absolve água ela sai sequinha e o gosto é o mesmo da batata inglesa ,Isso é só uma dica...Parabéns pela sua receita.

    ResponderExcluir
  6. Amei e não sabia que a maioria dos salgados fritos podem também ser assado, parabéns receita do bolinho e de bacalhau e bem pratica mesmo , pode optar tb em cozinhar com a batata baroa ela pode ser cozida na panela porque tb não absolve água ela sai sequinha e o gosto é o mesmo da batata inglesa ,Isso é só uma dica...Parabéns pela sua receita.

    ResponderExcluir
  7. Sim, gostei da receita mas vamos combinar uma coisa a respeito da segunda linha do texto inicial: o bacalhau tem cabeça! Onde já se viu um peixe sem cabeça? Boa sorte, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, fala a verdade, não minta para mim: seu nome é Sheldon Cooper!!!

      Excluir
    2. Anônimo, fala a verdade, não minta para mim: seu nome é Sheldon Cooper!!!

      Excluir
  8. A dorei a receita , O não ser frito é excelente. Hoje em dia temos uma maior preocupação com a alimentação e essa ideia é fantástica .Obrigada por haverem pessoas a partilharem a sua sabedoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A maioria dos pratos que fazemos fritos saem muito bem assados, isso já pude perceber com a minha pequena (micro) experiência :) O negócio é tentar! Beijos, obrigada pelo comentário.

      Excluir
  9. Adorei a receita. Fiz os bolinhos hoje e foi sucesso total. Deliciosos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Ione! Fiquei muito feliz de saber que você testou e aprovou :) Bjs!

      Excluir
  10. Adri, estava em busca de uma receita bem prática como essa. Mas como vc disse que os bolinhos ao tirar do forno ficam molinhos, pensei comigo: não seria melhor fazer em forminhas de empada descartáveis? O que vc acha? Daria pra fazer? Outra coisa: não fica com "gosto" de maizena? Tô impressionada por ficar meio cremosa sendo que aparentemente é algo meio seco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tatiana! Pode ir na receita tranquila, não fica com gosto de maisena. A quantidade é muito pouca (é medida de colher de sopa) e cozinha no forno. Talvez na forminha descartável grude, mas em forma de empada de alumínio untada com azeite deve funcionar, e ainda vai manter um formato mais certinho, boa ideia! Bjs, Adri

      Excluir
    2. Adri, obrigada pela resposta! Vou tentar fazer! Esqueci de falar que a forminha de empada descartável que pensei é aquelas de alumínio. Essa aqui ó: http://www.mbembalagens.com.br/forma-aluminio-empada-media-100ml-wyda-c100-unids Outro dia encontrei ela e usei pra fazer umas empadinhas e ficou show de bola! Vale o investimento (melhor do que eu ficar comprando um monte de forminhas de empada tradicional e na hora de desenformar quebrar. Sou estabanada demais!)
      Beijocas e mais uma vez obrigada! :-*

      Excluir
    3. Tatiana, a ideia ficou melhor ainda! Rs. Só não deixe de untar as forminhas de toda forma. A empada não gruda porque leva muita gordura na massa, não é o caso do bolinho :) Bjs!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...