verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bife acebolado com molho de vinho

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Bife acebolado com molho de vinho


Essa é a história (feliz) de um entrecôte à moda de Bordeaux que virou bife acebolado com molho de vinho. A essência dos ingredientes do entrecôte estão no bife, já que é uma combinação de sabores muito acertada, mas a preparação privilegia a praticidade, tudo de que alguém com poucos minutos para fazer o almoço/jantar precisa. Vamos deixar de "bordeaux" e fazer um bife acebolado aromático e saboroso, com um toque daquele vinho tinto que você guarda para cozinhar?

Para essa receita, usei bifes de coxão mole, que é o corte de carne bovina que costumo comprar, mas você pode utilizar o corte que está acostumado(a) a escolher para fazer bife. A mistura de vinho com a cebola e as ervas resulta em um molho de sabor incrível. Esqueça o bife sem graça, e sem muito trabalho. Seguindo essa receita, em poucos minutos você transforma o que seria um bife simples em um prato especial.

Bife acebolado com molho de vinho
(Rende duas porções)

2 bifes de coxão mole (ou o corte da preferência)
1/2 cebola em rodelas
2 colheres de sopa de manteiga
Azeite
1 colher de café de tomilho seco
1 colher de café de salsinha desidratada (ou 1/2 colher de sopa da fresca)
1/2 xícara de vinho tinto
1 colher de café de farinha de trigo
Sal e pimenta do reino

Aqueça 1 colher de manteiga com um fio de óleo em uma frigideira e frite os bifes (dicas do bife perfeito AQUI), temperando-os com sal e pimenta do reino. Retire os bifes e reserve-os em uma travessa. Junte a colher de manteiga restante ao "sujinho de bife" que ficou na frigideira. Acrescente as cebolas e deixe que cozinhem por uns 2 minutos, mexendo sempre. Coloque o tomilho e a salsinha, mexa, e acrescente o vinho misturado com a farinha de trigo. Mexa bem e deixe o molho reduzir um pouco, coisas de alguns minutos, até ficar mais encorpado. Regue os bifes reservados com esse molho e sirva.


Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem


--------------------------------------------------------

Essa receita foi livremente e preguiçosamente adaptada do "Entrecôte à moda de Bordeaux" do livro Mestre-cuca Larousse (Larousse do Brasil, 2007).


3 comentários:

  1. Dri esse seu bife ficou bem apetitoso, sou como vc gosto muito do coxão mole, é a minha carne preferida, para bifes ou carnes de panela, o vinho e as cebolas deram um toque especial a esse prato. Bom demais da conta menina!! Bjos uma excelente semana

    ResponderExcluir
  2. Josy, compro sempre o coxão mole, a não ser que tenha algum objetivo que peça um corte diferente. Para cozidos, sou fã do músculo, mas o marido não gosta, rs. Beijoca!

    ResponderExcluir
  3. Querida Dri,
    Esses bifés estão D++++!!!! Fiquei com água na boca...
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...