verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Batata recheada (baked potato) de micro-ondas

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Batata recheada (baked potato) de micro-ondas


Ah, o micro-ondas, esse equipamento maravilhoso que não serve só para esquentar o prato de comida que você guardou na geladeira! Em tese, quase todo prato pode ser preparado no micro-ondas, mas nem todos ficam totalmente excelentes. A batata recheada, estilo baked potato, é uma das delícias que ficam ao alcance das mãos bem mais rápido se o aparelho for utilizado. Em menos de 10 minutos - juro! - você consegue batatas recheadas simples. Nada impede de incrementar a receita e vou dar algumas sugestões. Afinal, com essa receita, o tempo sobra.

Essa receita serviu de acompanhamento para duas pessoas, por isso usei duas batatas inglesas pequenas e o tempo de micro-ondas que indico na receita foi adequado para essa quantidade. No link que indico no final da postagem, a culinarista Evelin Duarte recomenda o tempo de 8 a 12 minutos (programe o menor tempo e fique de olho, pois varia de forno a forno) para 800 g de batatas.

Batata recheada (baked potato) de micro-ondas
(Rende duas porções)

2 batatas inglesas pequenas
Recheio sugerido: 2 colheres de sopa de queijo gorgonzola picado

Preparando as batatas: deixe-as inteiras, com casca, e lave-as bem em água corrente e com a ajuda de uma escovinha.
Faça um corte em cruz na "barriga" das batatas e espete-as várias vezes com um garfo. Coloque as batatas de barriga para cima em um refratário de vidro e leve-as ao micro-ondas por 6 minutos. Se você tiver uma tampa própria para micro-ondas, nem duvide em usar, pois salpica. Na metade do tempo - ou seja, após 3 minutos -, vire as batatas de barriga para baixo e deixe o resto do tempo. Verifique com um garfo se elas estão bem cozidas e, se necessário, deixe mais 30 segundos ou 1 minuto. Aumente o corte das batatas, se precisar, e pressione as duas extremidades para dentro, para abrir o meio da batata. Você pode cavar ou não antes de colocar o recheio.
Recheio: coloquei cubinhos de queijo gorgonzola e levei ao forno comum até o queijo derreter. Só fiz isso porque já estava com o forno ligado de outra receita. Pode levar para derreter no próprio micro-ondas, se o seu aparelho tiver a função grill, melhor ainda!

Batata não tem "barriga", foi só para facilitar a explicação, rs. A receita em si é ridícula - olha a "lista" de ingredientes -, o pulo do gato é o modo de preparo. Você pode colocar um naco de manteiga no interior da batata quente, salpicar ervas etc. Recheios mais elaborados podem ser preparados no fogo, mas bacon e linguiça podem ser "fritos" no próprio micro-ondas, é só picar, colocar em refratário de vidro forrado com papel toalha e cobrir com aquela tampa para micro, senão é gordura para todo lado.

Sugestões de recheio:
- Queijo minas e tomate em cubinhos (o calor da batata já vai aquecer o recheio, pode colocar direto)
- Bacon ou linguiça picadinhos com cebola, fritos no micro-ondas
- Creme de frango, feito no fogo
- Cave a batata com uma colher, amasse esse recheio e misture com manteiga e creme de leite ou requeijão, polvilhe sal. Volte com o recheio para dentro da batata e salpique salsinha.
- Presunto ou peito de peru com requeijão.

As possibilidades de recheios são infinitas e a hora é boa para aproveitar sobrinhas que estiverem na geladeira. Diz aí nos comentários, o que você colocaria dentro da batata?


Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem


-------------------------------------------------------

O vídeo (AQUI) do Dia Dia com a Evelin Duarte mostra um preparo pouca coisa diferente. Tirei dele a maior parte das dicas, como furar com garfo. Ela ainda ensina a fazer no micro um recheio de salame delícia.

3 comentários:

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...