verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Doce crocante (crumble) de manga

sábado, 17 de dezembro de 2011

Doce crocante (crumble) de manga


Apesar de ser conhecido pelo nome gringo de crumble, vi em um dos meus livros a receita sendo aportuguesada para doce crocante. Achei simpático. Já que era para trazer o crumble definitivamente para um país tropical, resolvi abrir mão de frutas de clima frio como morangos, amoras e framboesas, e escolher a manga para ser a estrela da produção. Para conseguir um sabor mais exótico, fui em uma pegada thai, mas para conseguir isso você vai precisar de nada mais que ingredientes muito comuns, e nada vai vir da Tailândia, garanto. Sobremesa prática, com base em fruta e de efeito na mesa. A combinação de doce de fruta morninho com uma casquinha crocante tipo biscoito é campeã!

O crumble, carinhosamente apelidado de doce crocante, é uma receita de origem britânica. Basicamente, trata-se de um doce de frutas coberto com uma camada crocante feita de farinha de trigo, açúcar e manteiga, que pode ser incrementada com aveia e castanhas. Essa receita teria surgido diante da necessidade de racionar alimentos durante a guerra: em vez de se fazer uma torta com massa completa, fazia-se o crumble.

Se da necessidade surgem grandes ideias, vão-se as guerras (felizmente!) e ficam o sabor e a praticidade. É uma sobremesa quente, mas, já que estamos trazendo para nosso país tropical, é altamente recomendável acompanhar o doce crocante de uma bola de sorvete de creme.

Doce crocante (crumble) de manga
(Rende duas porções bem servidas)

Farofa
3/4 de xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar mascavo (ou refinado)
4 colheres de sopa rasas de margarina
1 pitada de sal

Doce de manga
1 e 1/2 xícara de manga cortada em cubos (cerca de 2 mangas médias)
1 colher de sopa de açúcar refinado
1 colher de sopa de leite de coco
3 colheres de café de geleia de gengibre (ou 1 colher de gengibre ralado ou 1 colher de gengibre em pó)

Farofa: misture todos os ingredientes com as mãos, até formar uma farofa grossa e úmida. Reserve.
Doce de manga: misture todos os ingredientes. Reserve.
Montagem: unte uma travessa que vá ao forno com margarina, coloque o doce de manga e espalhe a farofa por cima. Leve a forno (pré-aquecido) a 200º C por aproximadamente 25 minutos, até a cobertura ficar dourada.

A manga dessa receita pode ser substituída por maçã, banana, pera,  morangos...qualquer fruta que se prestaria a recheio de torta cai bem. Sugiro "temperar" o doce de frutas de acordo com combinações clássicas: banana com canela, maçã com gengibre ou mesmo com a canela. De qualquer forma, o doce básico é a fruta misturada com um pouco de açúcar, assim não tem erro!

-----------------------------------------------------

A fonte das informações sobre a origem do crumble foi o Wikipedia (veja AQUI).

O Panelinha tem uma receita de crumble de maçã que leva aveia na farofa (AQUI). Olha que gostoso comer fibras :-)

4 comentários:

  1. Hummm manga com leite de côco só pode ser tudo de bom!
    Adoro crumble.
    Vou ver se não esqueço de confeccionar em breve.

    Já agora, deixo aqui, para você ver um crumble ecologico bem diferente do habitual mas delicioso:
    Crumble Solar de Pêssego e Cenoura

    Beijinhos gelados de Inverno Português.
    Só entramos nessa estação no dia 21 Dezembro mas menina, ele chegou mais cedo, grrrr.
    Rute

    ResponderExcluir
  2. Que delicia Adri, adoro manga, adoro coco, adoro doce!!! Tá prá mim, o bom é que podemos variar as frutas ou fazer umas duas ou tres variedades, na mesa de Natal deve ficar lindo. Gostei muito...bjocas...ótimo finalzinho de domingo

    ResponderExcluir
  3. Adri amiga que delicia de crumble com manga!! Sabe q nunca testei com essa fruta q eu amo!??! E o verão é a época delas, então ficou demais e super criativo e lindão!!! :) Beijos Tê

    ResponderExcluir
  4. Rute, essa sobremesa vai muito bem para o tempo gelado que está fazendo por aí! Aqui, nesse calor, tem que acompanhar de sorvete, rs. O gengibre combina muito com a manga e dá um toque "picante" bem diferente :-) Adorei o crumble de pêssego com cenoura! Beijinhos!

    Josy, somos duas, as formigas! Também não dispenso um doce. Ótima a sua ideia de variar as frutas para ter opções na mesa de Natal :-) Beijinho!

    Tê, pois então tem que experimentar com manga, que está barata e fica uma delícia! Beijão :-)

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...