verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Feijão amigo

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Feijão amigo

Já de posse (e uso) do meu fogão novo, pude fazer pela primeira vez aquele feijãozinho preto fresquinho que eu e marido tanto estimamos.

Até então, mamãe e sogra estavam dando uma ajuda e fazendo feijão para a gente trazer e congelar. Mas a saudade daquele cheirinho de feijão fervendo na cozinha era muita.

Ontem, fiz arroz branco no fogão e, só de birra, não deixei ele empapar (não gosto de arroz duro, quando estou fazendo, fico colocando água sem parar, é TOC). Ficou soltinho e nem cozido de mais, nem de menos.

Hoje, para completar a dupla brasileiríssima, fomos de feijão.

Juntamos a fome com a vontade de comer e estreamos a panela de pressão (só comprem a mesma se for de qualidade, com certificado de segurança).

Para um feijão honesto, usei 3 xícaras do dito cujo (preto, carioca, mulatinho), água, 1 colher de sopa de óleo, 2 folhas secas de louro, 1 pacote de Sazón caldo de costela/bacon, 5 dentes de alho amassados e só.

O feijão é da marca Máximo. A cor é meio desbotada, mas o sabor é bom, tem consistência firme e o caldo fica grosso

Cata-se e lava-se o feijão para tirar pedrinhas e poeirinhas, depois é só levar para a panela de pressão com o óleo, o louro e colocar água até chegar na metade da panela (a minha é de 4,5 litros).

Levar ao fogo e, depois que pegar pressão - a panela vai começar a chiar e, calma, não vai explodir -, deixar mais uns 20 minutos chiando.

Feito isso, desligar o fogo e esperar toda a pressão sair ou - espertas/os que somos - colocar a panela fechada debaixo da água fria da torneira. A pressão sai toda na hora e, aí sim, você pode abrir.

Verifique se a consistência do feijão está do agrado, considerando que ele ainda vai cozinhar um pouco com os temperos.

Junte o alho e o Sazón, misture e corrija o sal, se necessário. Acrescente mais um pouco de água, de novo, se necessário. Leve ao fogo (sem pressão!) por alguns minutos, até chegar à quantidade de caldo/consistência do grão desejadas.

Pronto, agora pode casar.

--------------------------------------------------

Para uma receita mais profissa, tem também o feijão caseiro da Ana Maria Braga. Não testei. O leite da receita é por sua conta e risco, eu não colocaria, por puro preconceito.

--------------------------------------------------

Obrigada, Electrolux, por manter em sua rede uma autorizada tão incompetente que me fez ficar mais de 2 meses sem poder usar o fogão e aprender várias receitas de micro-ondas.

2 comentários:

  1. a minha receita é parecida coma sua, mas eu costumo botar uma linguicinha escaldada na panela de pressão qdo o feijão cozinha pra dar um gostinho.

    o pior é que o namorado metido a cozinheiro ainda reclama que feijão com carne dentro é feijoada, enquanto eu tento fazer a criatura compreender que feijoada tem que ter costela, linguiça, carne, seca talvez pé - que uma linguicinha é só pra dar um capricho. Esse honems que querem meter colher na panela alehia não são fáceis.

    beijo!

    ResponderExcluir
  2. Hum... a linguicinha realmente dá um tchan no feijão.
    Assino em baixo, feijoada leva muito mais coisa, pode dizer ao namorado, rs. Bjo!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...