verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo de maçã com muita maçã

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Bolo de maçã com muita maçã


A gente vive buscando o equilíbrio e evitando os exageros, certo? Mas, às vezes, exagerar é bom. Pelo menos na fruta adicionada neste bolo de maçã deu muito certo. Esse é um bolo que leva muita fruta, preparado para poder aproveitar umas maçãs que andavam rolando na geladeira.
Apesar de ser uma das frutas que mais consumo, pela praticidade, de vez em quando exagero na compra e me vejo com mais unidades do que posso consumir. Esse é o tipo de exagero ruim, diferente do exagero do nosso bolo. Aliás, ter mais do que a gente consegue dar conta - alimentos, objetos, trabalho, atividades - é o tipo de exagero para se repensar. Quanto à quantidade de fruta do bolo, pode exagerar, transbordar, que fica muito bom. Assim como o amor, a amizade, a solidariedade. Mesmo quando exagerados, nunca são demais. Invista - nas maçãs do bolo e nos bons sentimentos.

Essa receita rende um bolo pequeno, assado na forma de bolo inglês. Se quiser preparar na forma de furo, pode também, faça o dobro da receita para obter a quantidade de massa suficiente para uma forma de furo mais "padrão", que eu considero as de cerca de 24 cm de diâmetro, normalmente o tamanho vendido em lojas de departamento.

A receita teve como base o bolo montanhês de maçãs do blog Cucina Artusiana, que eu adoro muito e que foi fonte de infinitas receitas da minha lista interminável de receitas a fazer. Não tenho opinião formada quanto a esse exagero de receitas guardadas, só sei que ando cozinhando na leveza - quando me animo para, não mais em "produção em série". Mas é muito bom me deparar com receitas boas como essa, guardadas ao longo de anos, quando vou buscar algo para fazer com certo ingrediente. Esse exagero de receitas me ajudou a corrigir o exagero de maçãs compradas, olha a ironia.

Digo que a receita do bolo montanhês foi a inspiração porque acabei fazendo as coisas meio no leleô: desrespeitando um pouco as quantidades, acrescentando cítricos e especiarias e agregando um crumble de cobertura. Conforme vinha a ideia na cabeça, eu ia colocando dentro do bolo, e acabei colocando um pouco de líquido, que a receita não tinha, para obter a consistência correta da massa, já que reduzi os ovos. Não tirei a casca das maçãs, mas, se você quiser, pode descascar. No final, a coisa toda deu certo. Fica bastante maçã para a quantidade de massa. Na hora de misturar, a massa praticamente "lambuza" os pedaços de fruta e você vai pensar que é um exagero de maçã pra pouca massa. Depois de assados, os pedacinhos cozinham, ficam macios e dão sabor, doçura e umidade ao bolo. Vai por mim, esse exagero dá certo.

Bolo de maçã 
(Rende um bolo pequeno, na forma de bolo inglês)

2 maçãs picadas (com casca)
2 colheres de sopa de uvas passas
Raspas e suco de 1 limão
Suco de 1 laranja
50 g de manteiga
5 colheres de sopa de açúcar
1 ovo
6 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de aveia em flocos
Pitadas de gengibre em pó e pimenta jamaica
1 colher de chá de fermento

Cobertura
25 g de manteiga
1/3 de xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar
Pitadas de gengibre em pó e pimenta jamaica

Cobertura: corte a manteiga gelada em cubos, junte os outros ingredientes e misture com a ponta dos dedos, "beliscando", até formar uma farofinha. Reserve.
Corte a maçã em cubos e regue com o suco de limão, reserve. Bata a manteiga e o açúcar até formar um creme, à mão ou na batedeira. Junte o ovo e bata novamente. Acrescente a farinha de trigo e o suco de laranja e bata mais um pouco. Junte o fermento e misture. Junte as maçãs, as raspas de limão, as passas e os temperos. Coloque em forma untada e enfarinhada. Espalhe a cobertura por cima. Leve a forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 min.

A receita original é ESSA.
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Bolo de maçã com muita maçã.

6 comentários:

  1. Eu estava com saudade das suas delícias! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maci! Ando sumidinha, mas de vez em quando apareço, rs. Que bom que vc não me abandonou, rsrs. Vou tentar postar mais, mas o tempo, cadê? Beijos :)

      Excluir
  2. Adri, querida do meu coração!!!! Que alegria estar aqui - em bolo e em comentário.

    Este bolo é algo! No Armazém é o queridinho, não podia faltar. Eu AMEI a tua sacada de fazer um crumble sobre ele. Que sacada genial! Mas preciso te confessar essa farofa (aqui chamamos de farofa de cuca) é um dos meus fracassos culinários: nunca fica bom! Nunca! Vou reproduzir, pode deixar.

    Um super beijo. Obrigada sempre pelo carinho.
    <3

    ResponderExcluir
  3. Acabei de usar sua receita de bolo básico e acrescentei as maçãs com um pouco de canela, depois te conto se deu certo, só achei a receita de bolo de maçã agora 😂.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tatiane! Olha a chance boa de fazer mais um bolo :) Imagino que o bolo básico com as maçãs deve ter dado certo, a massa aceita muitas variações, mas vem aqui me contar! Beijos, obrigada pelo comentário ;)

      Excluir
  4. Olá, querida amiga Adri!
    Senti saudade e vinha lhe deixar um carinho.
    Adoro bolo de maçã.
    Copiei a receita para fazer.
    Tenha um excelente início de semana cheio da Presença de Deus!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    🙏😘🌹

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...