verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Pão de queijo fácil para fazer estoque no freezer

segunda-feira, 5 de março de 2018

Pão de queijo fácil para fazer estoque no freezer


É mais fácil comprar o pão de queijo pronto, congelado? Sempre, mas poder colocar o queijo que você quiser, acertar o sal a gosto e saber exatamente o que tem ali dentro são vantagens que compensam o esforço. Que nem é muito. Tinha um saco de polvilho próximo do vencimento - o prazo de vencer é longuíssimo, mas estava quase lá - e precisando fazer algo com ele. E também tinha todo os outros ingredientes, que, na verdade, eram mais dois. Sim, senhores, esta receita de pão de queijo leva três itens. Claro que não é a receita tradicional, é um preparo simplificado e que, garanto, fica muito gostoso! E rende muito. Serviu para o lanche e ainda foram algumas levas para o freezer, para colocar na assadeira e levar ao forno sempre que der vontade de pão de queijo ou quando chegar alguma visita inesperada para um café. Convenci? Já disse que você pode usar o queijo que quiser? Esse pão de queijo deu um pulo na Itália e incorporou o parmesão no lugar do queijo minas. No caso, parmesão brasileiro mesmo.


Polvilho, creme de leite (?) e queijo, e só. E sal, para acertar o sabor, nem conta. Com esses três ingredientes a gente faz produção em série de bolinhas de pão de queijo. Dependendo o tamanho, uma receita rende bem, mas, se quiser, e tiver onde guardar, pode fazer duas receitas e ter pão de queijo para sempre. A massa congelada dura até 3 meses. Essa receita está espalhada pelo mundo da internet, consultei algumas fontes para fazer e o que, às vezes, muda é a quantidade de queijo. A proporção entre polvilho e creme de leite é quase uma constante.

Usei o polvilho azedo, que era o que eu tinha, mas pode ser usada uma mistura de polvilho azedo e doce (meio a meio) ou só o polvilho doce. Pessoalmente, gosto de fazer a mistura, mas, gostei bastante do resultado só com o polvilho azedo, ficou bem "puxa puxa". O uso do polvilho doce sozinho tende a deixar o pão de queijo mais "pesado", o azedo deixa o resultado mais leve e "aerado", o pãozinho cresce mais.

O pão de queijo da esquerda levou uma mistura de polvilho doce e azedo (feito com
uma receita mais tradicional); o pão de queijo da direita é o deste post, feito só com o
polvilho azedo
O queijo pode ser o da preferência e, quanto mais saboroso e de qualidade, melhor ficará o resultado. Um bom queijo minas curado é o mais próximo do original, mas queijos duros no geral fazem bem o trabalho. Usei queijo parmesão, mas até queijos mais especiais podem entrar na jogada, como gruyère, ou mesmo um tipo mais incomum, como o gorgonzola - nesse caso, é bom colocar um pouco de gorgonzola e completar com um minas padrão ou mesmo muçarela, por exemplo.

Se bem que, dá-lhe gruyére para fazer pãozinho, não sei se faria esse investimento podendo, em vez disso, colocar o queijo diretamente na boca, melhor receita para "usá-lo" e que leva dois ingredientes: também vão uns goles de vinho.

A receita abaixo rendeu 50 unidades em tamanho coquetel, daqueles pães de queijo para comer com cafezinho. Depois do preparo, indico como faz para congelar e assar posteriormente.

Só quero reforçar que ter pão de queijo congelado é um bom investimento. Passa um café e vem.

Pão de queijo fácil
(Rende 50 unidades pequenas)

500 g de polvilho doce
2 caixas de creme de leite (400 g)
2 xícaras de queijo ralado (usei parmesão)
1/2 colher de chá de sal

Em um recipiente, junte todos os ingredientes e misture, primeiro com uma colher grande e depois com as mãos. Vai formar uma massa firme, que não gruda nas mãos e pode ser modelada. Dica de amiga: use a maior parte do polvilho e a maior parte do creme de leite, mas deixe um pouquinho dos dois. Se depois de misturar ficar mole, acrescente o restinho de polvilho; se ficar dura, junte mais creme de leite. Por aqui, deu para usar certinho as medidas que passei. Faça bolinhas com a massa - não precisa untar as mãos com nada, não gruda -, coloque em uma assadeira, com as bolinhas um pouco espaçadas, e leve ao forno (pré-aqueça por 10 minutos) médio por 15 a 20 minutos, até ficarem dourados.

Para congelar: depois de feitas as bolinhas, coloque uma a uma na assadeira e leve ao freezer por umas 2 horas, até congelar. Então, você pode colocar as bolinhas em um saco de congelamento e guardar no freezer - esse esquema garante que as bolinhas não vão ficar grudadas umas nas outras. Quando for assar, é só tirar do freezer e colocar na assadeira - as bolinhas congeladas mesmo - e levar direto ao forno médio pré-aquecido. Leva um pouco mais de tempo para assar, uns 25 minutos, fique de olho quando estiver douradinho.


Tem também pão de queijo mineiro, feito do jeito que se manda! Veja aqui a receita.


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Pão de queijo fácil para fazer estoque no freezer.

Um comentário:

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...