verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Nada se perde, tudo se transforma

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Nada se perde, tudo se transforma

Depois de descascar aquela cenoura, usar as folhas de espinafre naquele creme ou separar os brócolis da base, para onde vão as cascas e os talos que sobram? E aquele pedacinho de cebola que você desistiu de cortar miudinho para não perder a ponta do seu dedo, o que você faz com ele? Lixo? Não e não.

Desde que casei, junto todas as cascas de legumes que descasco (menos de batata, que podem ser reaproveitadas fritas, como petisco) e talos, e guardo no congelador em saquinhos para congelamento.

Quando junto uma boa quantidade, vai tudo para a panela com água, formando um caldo de legumes natural que pode ser usado para sopas ou risotos. Na leva de hoje, para dar um tchan, acrescentei um dente de alho e um ramo de alecrim, e deixei fervendo até o pensamento "ih, deixei uma panela no fogo!" surgir na minha mente.


Caldo de vitaminas! Mamãe fica feliz

Para a sopa de hoje, juntei ao caldo carne picada (vale a sobra do almoço, pode ser frango), ervilha congelada, arroz já cozido e alguns talos de espinafre e brócolis que também estavam congelados, isso porque gosto de comer os pedacinhos, porque eles poderiam ter ido para o caldo. Fez legumes para o almoço e sobrou? Essa é a hora.


Acrescentei sal, pimenta do reino, umas gotas contadas de molho de pimenta e azeite. Deixei "reduzir" (termo besta para deixar o líquido evaporar) para que os pedaços não se perdessem num mar de líquido. E pronto.



Seguindo a tradição que vem desde...uma única vez que fiz, peguei a sopa pronta e coloquei em potes para congelar. Para aqueles dias de frio/ilusão de emagrecer/preguiça de fazer comida. Hoje jantei a sopa anterior (preguiça de fazer comida) que tinha feito com a mesma ideia, mas aproveitando também um carcaça de peito de frango. Passado e futuro lado a lado nas bocas do fogão. Essa vai para o Pedro Bial.


---------------------------------------------

Para um reaproveitamento com mais autoridade, receitas da Ana Maria Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...