Desde que casei, junto todas as cascas de legumes que descasco (menos de batata, que podem ser reaproveitadas fritas, como petisco) e talos, e guardo no congelador em saquinhos para congelamento.
Quando junto uma boa quantidade, vai tudo para a panela com água, formando um caldo de legumes natural que pode ser usado para sopas ou risotos. Na leva de hoje, para dar um tchan, acrescentei um dente de alho e um ramo de alecrim, e deixei fervendo até o pensamento "ih, deixei uma panela no fogo!" surgir na minha mente.
Para a sopa de hoje, juntei ao caldo carne picada (vale a sobra do almoço, pode ser frango), ervilha congelada, arroz já cozido e alguns talos de espinafre e brócolis que também estavam congelados, isso porque gosto de comer os pedacinhos, porque eles poderiam ter ido para o caldo. Fez legumes para o almoço e sobrou? Essa é a hora.
Acrescentei sal, pimenta do reino, umas gotas contadas de molho de pimenta e azeite. Deixei "reduzir" (termo besta para deixar o líquido evaporar) para que os pedaços não se perdessem num mar de líquido. E pronto.
Seguindo a tradição que vem desde...uma única vez que fiz, peguei a sopa pronta e coloquei em potes para congelar. Para aqueles dias de frio/ilusão de emagrecer/preguiça de fazer comida. Hoje jantei a sopa anterior (preguiça de fazer comida) que tinha feito com a mesma ideia, mas aproveitando também um carcaça de peito de frango. Passado e futuro lado a lado nas bocas do fogão. Essa vai para o Pedro Bial.
---------------------------------------------
Para um reaproveitamento com mais autoridade, receitas da Ana Maria Braga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.