verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Salada morna de chicória

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Salada morna de chicória


Se você acha que inverno é inimigo saladas, precisa rever seus conceitos. Consumir vegetais nas sopas quando está frio (olha nossas receitas de sopa) é de praxe, mas a salada também pode entrar no cardápio do inverno. E nem toda salada precisa ser fria! Muita informação? Rs. Brincadeira à parte, compartilho com vocês o jeito que eu mais gosto de consumir chicória, em saladas mornas junto com ingredientes cheios de sabor. A quantidade indicada na receita é para uma porção, então fica perfeito para ter uma refeição leve e saudável quando se está só consigo mesmo. Em tempos de temperaturas amenas, saber que nem só de sopa vive a dieta é sempre bom. Veja como preparar a seguir.


Salada morna de chicória 
(Rende 1 porção)

10 folhas de chicória
1 tomate
1 dente de alho em lâminas
1 ovo
1 fatia grossa de ricota
1 colher de chá de castanha de caju picada
1 fatia de pão (de preferência integral)
Azeite
Sal
Pimenta do reino

Coloque o ovo para cozinhar em água suficiente para cobrir (deixe por cerca de 10 min). Corte as folhas de chicória grosseiramente e os tomates em pedaços grandes. Amasse a ricota com um garfo, misture com a castanha de caju e tempere com um pouco de sal. Corte o pão em cubos e doure-os em uma frigideira com um pouco de azeite, reserve. Na mesma frigideira, refogue o alho com um fio de azeite. Quando estiver dourado, acrescente as folhas de chicória, aos poucos, e vá mexendo até murchar. Tempere com sal e pimenta do reino. Junte o tomate e deixe esquentar um pouco (não pode deixar demais para não se desfazer). Em um prato, coloque o refogado de chicória e tomate, salpique a mistura de ricota por cima, corte o ovo cozido em rodelas e junte, e finalize com os cubos de pão tostados. Regue com um fio de azeite e sirva.

Use a castanha que preferir na receita. Castanha de caju e castanha-do-pará dão um toque levemente adocicado, prefiro, mas nozes, por exemplo, caem muito bem para acrescentar nutrientes e o crocante na receita. Estou sugerindo a ricota por ser um queijo magro, assim a salada fica mais leve, mas fique à vontade para usar lascas de parmesão, por exemplo. Uma substituição que também deixa a salada levinha é usar queijo minas fresco (ou até padrão).

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Salada morna de chicória.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...