verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: novembro 2012

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Quase um globo de Natal faça você mesmo


É muito provável que você que está lendo, se gosta de executar trabalhos manuais, já fez alguma coisa que tinha tudo para dar certo...se não tivesse dado errado. Sou dessas e já aconteceu muito disso comigo. Mas resolvi compartilhar minha experiência com o quase globo de Natal feito em casa porque o que parece ser um projeto muito fácil tem suas sutilezas. Acompanhe o raciocínio.

Quem gosta de trabalhos craft já deve ter visto por aí um projeto para fazer globos de Natal, com neve, glitter etc., usando potes de conserva reaproveitados. Achei a ideia ótima e fofa, e guardei para executar um dia. Fracasso. Veja bem, não estou dizendo que é impossível executar o globo em casa, e sim que não é tão simples quanto pensa.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Peixe com molho de abóbora e espinafre



Diferente e nutritivo, o peixe com molho de abóbora e espinafre só pede arroz branco de acompanhamento, pois os legumes já vão "embutidos", e é receita prática para o dia a dia. Você pode utilizar o peixe que quiser (adiante, faço algumas ressalvas) e o molho cremoso e inusitado só suja uma frigideira/panela. Depois é juntar tudo e levar ao forno, que tudo assado e gratinado é mais gostoso.

Pode parecer que peixe é coisa rara por aqui. Na verdade, estamos buscando aumentar o consumo de peixe, principalmente por recomendação da nutricionista. As poucas receitas por aqui é que quase sempre faço peixe do mesmo jeito, porque adoro ele assim e porque é muito prático. O modo de fazer veio da minha mãe, mas o preparo é versátil e já fiz com vários ingredientes. Não se enganem, é uma receita boba e por isso nunca coloquei por aqui, mas da próxima vez que fizer vou registrar e pensar com carinho :)

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Lembrancinha de Natal: mistura para bolo de caneca






Uma sugestão de lembrancinha de Natal bem simples e singela, a mistura para bolo de caneca vai agradar em cheio e serve para adultos e crianças. Prepare a mistura, escolha uma caneca bonita e de tamanho adequado, coloque as instruções para fazer o bolo de caneca, enfeite a gosto e está pronta uma lembrancinha diferente e barata. É tão fácil de fazer que você vai querer sair presenteando todo mundo por aí.

Para montar seu presente, compre uma caneca bem bonita de 220 ml ou 240 ml - das menores, é xícara de chá. Você também pode pegar uma caneca branca e personalizar, escrever a receita na própria caneca etc. Veja AQUI como personalizar uma caneca. Se o presente for para criança, escolha uma caneca com motivos infantis (que possa ir ao micro-ondas) e coloque instruções de que o bolo de caneca deve ser preparado por um adulto, mas degustado por uma criança :)

sábado, 24 de novembro de 2012

Dica de sábado: como tirar limo


Dica de sábado: como tirar limo

Muitas vezes gastamos dinheiro comprando produtos de limpeza caríssimos para poder limpar os rejuntes dos azulejos do banheiro e outras superfícies que "adoram" acumular limo. Quem conhece sabe: não basta força bruta para deixar tudo branquinho, é preciso lançar mão de alguma coisa para ajudar a tirar as manchas pretas de limo que se formam em locais úmidos.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Scone, pãozinho fajuto americano


Os scones são "pãezinhos" muito associados à comida americana, levemente adocicados, servidos em lanches e muitas vezes recheados - com coisas doces, nham -, como um sanduíche. Porém, de todas características e particularidades do scone, a mais importante é que é extremamente fácil e rápido de preparar. Com esse dado, já me dei por convencida a fazê-lo. Fazer scones é um jeito prático de servir um café da manhã ou lanche diferente, boa desculpa para aqueles momentos em que no ecxiste uma fatia de pão sequer na sua despensa.

Definidos como single cakes ou quick breads - lembrando que alguns breads americanos estão mais para bolos que para pães -, os scones nasceram na Escócia, dizem, e têm receita parecidíssima com a do famoso pão de minuto. Fui consultar o oráculo Dona Benta - Comer Bem e o pão de minuto da vovó leva ovos e tem proporções um pouco diferentes em relação à receita abaixo, que fiz com base na receita do blog Avental e Aventuras, da queridíssima Tania-eterna-amiga-secreta.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Frango xadrez


Esse é um dos clássicos da comida chinesa. O frango xadrez é uma receita diferente e um jeito muito prático de variar o frango do dia a dia - um eterno desafio na hora de preparar as refeições de todo dia. Como acompanhamento, apenas arroz branco e mais nada. Quer praticidade maior que essa? Legumes, o crocante das castanhas, sabor agridoce...é um almoço/jantar rápido e certeiro.

Apesar de ter seguido mais ou menos (como sempre) a receita original, nada impede de acrescentar outros legumes para tornar o prato mais nutritivo. Umas lascas de cenoura, brócolis e acelga vão bem e seguem a vibe da comida chinesa.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Receita 4 ingredientes: geleia de amora


Fazer geleia é um bom jeito de aproveitar frutas que não costumam durar muito. Neste caso, a geleia é de amora, mas poderia ser de morango, framboesa, mirtilo (blueberry), qualquer uma das "frutas vermelhas" cai bem na receita. Depois de pronta, a geleia de amora pode servir para bolos e bolinhos, mousses, tortas, cheesecake, sem a pressão de ter que decidir sua receita em dois dias. Coloque os ingredientes na panela - são apenas 4 ingredientes, olha que maravilha - e pouco tempo depois a geleia de amora está pronta para passar na torrada, sem grandes dificuldades.

Resultado - Sorteio e pesquisa entre leitores


Agradeço a todos que participaram da pesquisa! O questionário continuará no ar para quem quiser dar sua contribuição, mas o sorteio do colar gourmet está encerrado - o tempo para responder é mínimo e ficarei ainda mais grata a quem se dispuser a participar sem nenhum "incentivo", rs.

Mas vamos ao que interessa: o resultado do sorteio! Cada participante recebeu um número de acordo com a ordem em que respondeu à pesquisa. Participações duplicadas foram eliminadas, apenas a primeira participação recebeu número. Participações feitas após o dia 18 também foram eliminadas, de acordo com as regras do sorteio. Duas participantes não deixaram o e-mail, assim, não cumpriram as regras e não seria possível fazer o contato. Peço desculpas, mas foram eliminadas do sorteio, pois caso ganhassem só poderia esperar que fizessem contato e, nesse caso, não teria poderia garantir que o contatante seria a mesma pessoa que respondeu à pesquisa, já que tenho apenas um nome.

domingo, 18 de novembro de 2012

Dica de domingo: símbolos das etiquetas de roupas

sxc.hu
Dica de domingo: símbolos das etiquetas de roupas

Os símbolos que vêm nas etiquetas das roupas, mais que uma obrigação por parte dos fabricantes, traz valiosas informações sobre como lidar com aquela peça em relação à lavagem, secagem etc. Saber o que os símbolos significam garantem o procedimento correto e, consequentemente, a boa conservação das roupas. Conheça o significado dos símbolos das etiquetas de roupas.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Escondidinho de carne seca com banana




Prato que já é um clássico na cozinha, a carne seca do escondidinho aparece em companhia diferente. A banana dá um sabor diferente e agridoce ao escondidinho, deixando o que já era gostoso melhor ainda - neste caso, usou-se a banana da terra, que é mais firme e amena no doce. Tirando a parte de dessalgar a carne seca (mostro adiante o truque para fazer isso mais rápido), é uma receita muito prática e que não requer grandes conhecimentos, coisa que todo mundo gosta.

O escondidinho de carne seca com banana veio do blog Nacozinha, que por sua vez captou a ideia do  Pilotando um Fogão. Depois dessa viagem, a receita veio parar aqui, com algumas alterações por questão de gosto e do que havia disponível. Fiz o purê com batata inglesa mesmo, apesar de a receita original ser com aipim (mandioca, macaxeira), pois este não estava com cara muito boa no hortifruti. Ficou bom igual, mas fiquei morrendo de vontade de experimentar a versão com purê de aipim.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Macarrão com molho funghi




Um macarrão qualquer - espaguete, farfalle, penne - e esse molho funghi são tudo o que você precisa para impressionar em um jantar especial. O melhor é quem nem precisa ter muita habilidade na cozinha para preparar o milho funghi. E o perfume, e o sabor? Incríveis. Talvez a dificuldade maior seja encontrar/comprar o funghi, se bem que costuma ter nos supermercados. Com esse ingrediente precioso em mãos, o resto é simples e o resultado final não é nada simplório.

A receita do molho funghi é do blog Simples Assim, da querida Lylia. A execução foi do marido - prova de que não precisa ter costume de cozinhar para conseguir fazer, até porque as instruções da Lylia estão explicadíssimas. Dessa vez não fiquei de madame e fui dar uma força como assistente #odeo

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Biscoitinhos de maracujá


Para fazer biscoitinhos de maracujá deliciosos para o lanche ou para servir com café, é só pegar ingredientes  simples, misturar tudo sem a ajuda de nenhum aparelho, modelar com as mãos e assar. Pronto: é biscoito perfumado e gostoso de comer sem ter trabalho. Quer facilidade maior que essa? Já que é assim, você pode até dar um formato bonito aos biscoitos, colocá-los em saquinhos e arrematar com fita, só para parecer que você passou um tempão na cozinha.

A receita dos biscoitinhos de maracujá é da União - a do açúcar - e rende bem. Esses biscoitos de maracujá são perfeitos para manter guardados e servir com café às visitas. Mantenha-os em um pote muito bem vedado (de rosca ou hermético) ou congele as porções. Se uma receita de biscoito aparece por aqui, é porque ela é fácil e rápida. Não tenho muita paciência com biscoitos e só muito recentemente estou aceitando o uso de cortador para fazê-los, porque prefiro enrolar os biscoitinhos com as mãos, o que dá para fazer tranquilamente no caso dessa receita.

sábado, 10 de novembro de 2012

Dica de sábado: como escolher melancia

sxc.hu

Dica de sábado: como escolher melancia

Com a melancia aberta fica mais fácil, mas e a fruta inteira, você sabe como escolher uma melancia fechada? Essa eu não sabia e achei muito útil. A melancia é uma fruta que não amadurece mais depois de colhida, então, se quiser uma madurinha e doce, é preciso trazer uma fruta já assim.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Decoração de Natal: guirlanda mini com miniflores de feltro


Com um projeto bem simples e rápido para enfeitar sua árvore ou seus presentes, vamos abrir nossas postagens natalinas. Eu sei que ainda falta mais de um mês para o Natal, mas a ideia é que você tenha tempo para planejar o que vai fazer e executar, sem pressa. Em alguns minutos você faz essa guirlanda mini, utilizando materiais simples e reaproveitados, e que podem variar de acordo com o que estiver disponível. Vem comigo que eu mostro como fazer e depois dou sugestões de como variar, mãos à obra!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Bolo pequeno de maçã em pedaços


Quem tem família pequena sabe que as receitas tradicionais de bolo sobram. Já recebi alguns comentários aqui no blog e eu mesma "sofro" com isso, pois os bolos menores são mais adequados para nosso dia a dia. Na parceria do blog com a editora Bocatto/Cooklovers, através da Livraria Gourmet, recebi dois livros ótimos para resolver o problema das receitas de bolos pequenos: Mini Bolos para Lanches e Muffins - Salgados e Doces. Gente pouca não será mais desculpa para bater um bolinho - sempre fresco.

Pode reparar que a maioria das receitas de bolo aqui do blog são em porções reduzidas, por isso sou tão fã dos bolinhos. Na opção de kit, o Mini Bolos para Lanches e o Muffins - Salgados e Doces vêm com as formas apropriadas para executar as receitas do livro. Natal chegando...olha que sugestão boa para presentear os amantes da cozinha!

sábado, 3 de novembro de 2012

Dica de sábado: queijo ressecado

sxc.hu
Dica de sábado: queijo ressecado

Para ressuscitar um pedaço (ou fatias) de queijo que ficou ressecado, deixe-o por alguns minutos mergulhado em leite morno, assim o queijo ficará macio novamente. (Quem me ensinou essa foi o Tulio do Macho Gourmet).

Alternando entre sábado e domingo, a ideia é trazer no final de semana uma dica variada - pode ser de cozinha, de organização, decoração etc - e passada de uma forma bem direta e sucinta, como se eu tivesse te contado enquanto a gente desce no elevador, sabe? "Pérolas de sabedoria" para o lar. Fique de olho na próxima :)

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Comida mexicana: chili com carne / sour cream


Gosta de uma pimenta? Quando você faz seu próprio chili com carne, prato associado à culinária mexicana, quem decide a "temperatura" é você. Apesar de ser uma mistura um tanto incomum para nossos padrões, o chili com carne é uma receita fácil, gostosa e versátil: serve tanto para petiscar com uns nachos - podem ser improvisados, mostro já - quanto para servir com arroz no jantar. E ainda é uma opção para aproveitar sobras. Acompanhe com o sour cream (creme azedo), para equilibrar o ardido e ajudar os mais fracotes a saborear o prato :o)

Há relatos do preparo do chili com carne - também grafado como chile ou chilli - da época do conquistador espanhol Hernán Cortés, que chegou ao México e encontrou a resistência dos indígenas preparados para comemorar a vitória com chile con carne. Mas o que conquistou mesmo foi a receita do blog Aromas e Sabores, abrindo o leque de possibilidades e dando carta branca para usar o feijão preto, que nóishhh aqui do Rio de Janeiro usamos mais. Deu certíssimo! Ah, use o feijão que quiser, ok? (Freedom, freedom!).

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...