verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: julho 2012

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Hambúrguer caseiro


Depois de aprender como fazer hambúrguer caseiro e, principalmente, ver como é fácil prepará-lo em casa, você nunca mais vai querer comprar hambúrguer industrializado. Além de garantir que seu hambúrguer seja 100 % carne de boa qualidade, o sabor desse item feito em casa não tem comparação com aqueles que você compra no supermercado. Outra vantagem é que você pode "customizar" a carne de hambúrguer para que ela fique do jeito que você mais gostar: bem suculenta, picante, light, mais saudável, com um toque de bacon etc. Quer mais? Você pode preparar a carne, fazer vários hambúrgueres e congelá-los para tê-los sempre à mão, igual aos comprados prontos. Só que não :)

Aqui em casa, já faz um tempinho que carne de hambúrguer industrializada não entra. Depois que provamos o caseiro, o sabor do hambúrguer comprado pronto perdeu toda a graça. Você pode incrementar seu hambúrguer caseiro de várias formas - abaixo da receita vou dar algumas sugestões e dicas -, mas, para manter a praticidade, a receita é das mais simples. Um hambúrguer básico, cheio de sabor e que, no meu caso, não agregou calorias extras à minha dieta.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Bolo de limão com gengibre


O limão e o gengibre nasceram um para o outro, fato. Então nada mais justo do que esses dois sabores se encontrarem em um bolo fofinho, perfumado e quentinho para saborear no fim de tarde, com uma xícara de café preto, uma brisa fresca (não fria) soprando e aquela sensação do descanso do final de semana se aproximando. Surtei, eu sei. Mas hoje é sexta-feira e, surtos à parte, o bolo de limão com gengibre é um desejo totalmente possível :) Ando fã da versão bolinhos, muffins, cupcakes e afins, mas nada impede que você use uma forma de bolo pequena para cortar aos pedaços.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Tabela de medidas para receitas e os medidores


Você conhece/tem medidores para usar nas suas receitas do dia a dia? Para quem não tem balança de cozinha e quer reproduzir receitas com a maior precisão possível - o que diminui em muito a chance de dar errado - esse utensílio é fundamental. Das versões mais caras às mais em conta, o importante é tê-los sempre à mão. Aproveitando a deixa, vou reproduzir também uma tabela de medidas e equivalências que vai lhe ajudar muito no preparo de suas receitas. Guarde essas dicas bem guardadas e coloque essa postagem entre seus favoritos no navegador, pois você vai poder consultar sempre que quiser.

Os conjuntos de medidores vêm com capacidade padronizada para xícara e colheres, ou seja, usá-los garante que minha colher de sopa não tenha mais quantidade de ingrediente que a sua colher de sopa, o montante será praticamente o mesmo, seja a receita feita no Chuí (RS) ou em Paty do Alferes (RJ).

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Doce de abóbora com laranja e gengibre



Uma versão mais leve e diferente do (muito amado) doce de abóbora cai muito bem nesta época do ano. O período junino já acabou, mas, pelo menos aqui no RJ, os festejos viram julinos, agostinos e, forçando a barra, setembrinos. Compreensível, a gente não quer que essa época tão gostosa acabe nunca! O doce de abóbora ganhou um toque de laranja e um tapa de gengibre que fizeram toda a diferença no quitute. O açúcar entrou bem de leve, só para adoçar a vida, mas você pode colocar a gosto. Por aqui estamos reduzindo as calorias, então esse doce de abóbora com laranja e gengibre cumpriu bem o papel de matar a vontade.

O gengibre, que é fibroso, substitui o coco dando um pouco de textura e muito de sabor ao doce de abóbora. Também é um alimento termogênico, ou seja, mantém o metabolismo do organismo acelerado e ajuda na queima de gordura = ajuda a emagrecer. A abóbora possui baixo teor calórico e é bastante nutritiva, além de muito gostosa. Junto com a laranja, é uma combinação de sabores maravilhosa. Em forma de doce, é para se lambuzar sem sentir culpa.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Sushi de pão


Não gosta de comida japonesa? Desse sushi você vai gostar. Aliás, o sushi de pão é uma ótima opção para preparar um lanche diferente e divertido para as crianças em férias, os pequenos podem inclusive ir para a cozinha, pois a receita é bem simples, não vai ao fogo nem nada. O sushi de pão é prático, fácil e versátil: os ingredientes podem variar de acordo com o gosto e o que se tem em casa. Mais uma dica que propriamente uma receita, a versão que mostro é bem light, fica um petisco ideal para quem está de dieta.

Na verdade, o sushi da culinária japonesa nem é esse enroladinho, mas como "sushi" acabou virando quase sinônimo de comida japonesa, vamos usar dessa "licença poética" para nosso sushi de pão. Além dos ingredientes, você vai precisar de um rolo para massa - ou algo improvisado, como uma garrafa limpa, uma batedor de carne etc. Abaixo da receita, sugiro algumas variações, mas a ideia é fixar no modo de fazer, o resto fica por conta da criatividade :)

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Como fazer raspas de chocolate


Se você sempre teve dúvidas de como fazer raspas de chocolate para decorar suas sobremesas ou mesmo para enrolar um brigadeiro de um jeito diferente, chega mais que a gente conta o segredo. Com essa postagem, também começamos uma parceria com a Livraria Gourmet, na qual vamos mostrar alguns livros da editora Cooklovers/Boccato que vão agradar em cheio a quem gosta de cozinhar. Já adianto que as sugestões de hoje são para os chocólatras.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Fondue de carne oriental (sem óleo)


Sem fritura, sem cheiro de gordura no ar e com algumas calorias a menos. O tempo frio é perfeito para aproveitar um (uma?) fondue, um prato - mais que um prato é um verdadeiro evento - que deve ser saboreado bem quente, com a chama acesa na panela bem no centro da mesa, quase uma fogueira gourmet. O fondue de carne oriental é mais light, uma ótima opção para reduzir calorias, pois aqui a carne não é frita no óleo e sim cozida em um caldo bem temperado. E dá muito certo. Os molhos também são em versão light. O trabalho para preparar tudo é mínimo. Chame os amigos e curta o frio :)

>> Dica para eliminar o cheiro de fritura.

Não podia ter dia melhor para publicar essa receita: está um frio lascado no RJ, estou toda embrulhada e queria muito almoçar esse fondue. Eu já falei que o fondue oriental elimina o problema do cheiro de fritura? Se você não fazia fondue de carne em casa por causa desse probleminha, isso acaba aqui. Além da carne, os ingredientes para preparar caldo e molhos são muito simples. A única exigência é ter o aparelho de fondue com "queimador", o modelo que vem com vela não serve, pois o caldo precisa ficar bem quente.

domingo, 15 de julho de 2012

Blogagem coletiva: reintegração

Imagem: sxc.hu
O quinto e último tema da Blogagem Coletiva Amor aos Pedaços (BCAP) é a reintegração, a hora de juntar os pedaços de um amor que foi fatiado, picado em pedacinhos, esmiuçado...para agora voltar a ser uno, pleno. Foi um verdadeiro desconstruir do amor, passando por suas várias fases: encantamento, desencanto, esperança, questionamento. Nesta fase, os tijolinhos são empilhados um a um, são eles que vão reintegrar uma sólida e firme parede que por ventura tenha ruído.

Que tijolos são esses? Respeito, carinho, dedicação, admiração, partilha...separados, são os ingredientes de muitas coisas, outros sentimentos. Juntos, em uma configuração única, formam a sólida parede do amor. Qual a quantidade certa de cada ingrediente, qual o passo a passo correto para ter um sólido amor como resultado? Depende.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Como organizar cabos, carregadores e afins


Não tem coisa mais irritante do que precisar do cabo USB do celular, por exemplo, e ver que ele está todo emaranhado com trocentos outros fios dentro da gaveta. Aí você perde horas - e parte de sua paciência - para libertá-lo daquela arapuca, pensando que talvez nem precisasse tanto assim daquele cabo. Acabe com o problema de organizar os cabos de uma vez por todas de um jeito muito simples. E ainda serve como dica de reaproveitamento de algo que iria para o lixo.

O que vi por aí recomendava usar o rolo vazio de papel higiênico para esse fim, mas achei meio "eca" e resolvi usar o rolo vazio de papel toalha cortado ao meio. O rolo de papel toalha que comprei ainda veio pintado de azul por dentro, achei fino.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Decoração com caramelo de açúcar


Essa é uma dica para usar na decoração de bolos, doces e sobremesas em geral, com um ingrediente que com certeza você tem em casa: açúcar. A técnica é muito simples, não requer nenhum instrumento de confeitaria especial e dá um resultado muito bonito e profissional. Dependendo da sua destreza e de sua criatividade, a decoração com caramelo de açúcar dá uma cara de confeitaria profissional aos seus doces. Mesmo se a habilidade não for muita, garanto que dá para fazer um charminho. Dica boa, fácil e barata que eu aprendi e vim correndo contar para você.

Apesar da minha falta de jeito com caramelo, resolvi arriscar e fazer uma decoração diferente para um bolo coberto de brigadeiro de limão. Não só aprendi a fazer caramelo como descobri um jeito muito fácil de decorar doces, tudo culpa do vídeo da Coleção União. Além da receita do caramelo e do procedimento para formar o desenho, a decoração com caramelo também pode ser feita com antecedência e guardada, mostro como.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Bolinho de banana com canela


A banana combina muito com ingredientes integrais e é justamente esse um dos motivos para esse bolinho de banana com canela ser tão gostoso. O farelo de trigo e a aveia garantem as fibras de que seu corpo tanto precisa. Ah, tem banana e tem canela, dupla consagrada e que nasceu para viver junta. Diferente do bolo de banana integral (veja AQUI), que fica bem úmido, o bolinho de banana com canela fica sequinho e fofinho. Acompanhe com chá ou café e eis o que chamo de lanche da tarde perfeito. Com cheirinho de canela vindo da cozinha e tudo.

Já é de conhecimento geral que adoro bolo de banana. Basta fazer uma busca aqui no blog pelo termo que vai vir bolo de banana de tudo quanto é jeito. O bolinho de banana com canela ganhou seu lugar na lista por ser extremamente fácil, gostoso, saudável, uma ótima opção para quem está fazendo dieta - de leve, de leve! -, mas não fica sem bolo. Essa não é uma receita light, mas, por ser integral, você come meio bolinho e já fica satisfeita tento aceitar isso, e ainda ganha todos os benefícios das fibras.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Conserva de pimenta simples e sem mistérios


Pimentas mais ou menos ardidas podem ser o ingrediente principal de molhos e conservas, para depois irem direto incrementar suas receitas. Quem gosta de um sabor picante também vai gostar de aprender mais um jeito de manter as amadas pimentas prontas para o uso por mais tempo. Além de congelar as pimentas (como mostrei AQUI), você pode preparar uma conserva bem facinha, sem mistérios, firulas ou ingredientes especiais, e ter tanto as próprias pimentas para usar quanto um molhinho para salpicar direto no prato.

Como já falei aqui no blog, sou fã e acompanho há algum tempo o fórum Pimentas.org. Não sei se as pessoas continuam participando tanto quanto antes, mas o site acabou se tornando um acervo incrível de informações sobre pimenta. Entrei no tópico de conservas e, em meio a diversas recomendações e experiências, adaptei várias dicas e resolvi fazer uma conserva de pimenta do modo mais simples possível. Você pode usar a pimenta que quiser e, no futuro, incrementar essa conserva de base com variedade de pimentas, alho, louro e outras ervas (as secas conservam melhor!).

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Rigatoni (ou outra massa) com tomate seco


Pegue uma combinação clássica de ingredientes como molho e junte à massa que quiser. Geralmente essa é uma receita de sucesso. O rigatoni - um macarrão em forma de canudo bem grande - recebeu muito bem o molho encorpado feito à base de tomate seco, prato finalizado com rúcula fresca e bolinhas de muçarela de búfala. Uma receita muito simples, prática e de efeito. Preciso dizer também que é deliciosa? Com essa combinação, acho que nem preciso.

Quer uma prova de que a receita é mesmo muito fácil? Esse lindo rigatoni foi preparado pelo marido, sem minha intervenção. Dessa vez, fiquei só de madame, curtindo o cheirinho bom que vinha da cozinha e esperando a hora de sentar à mesa. E o resultado foi essa delícia aí. No lugar do rigatoni, você pode usar outros tipos de massa, como penne, fusili ou mesmo o bom e velho espaguete.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Batata gratinada diferente


Guarde essa receita como uma "carta na manga" para surpreender em momentos especiais, pois é deliciosa. Levar batatas ao forno para gratinar é uma maneira fácil e muito gostosa de preparar um acompanhamento para carnes e aves. Essa batata gratinada é diferente, mas continua sendo prática, além ter um resultado bem bonito e apetitoso. É batata gratinada com um toque de provolone, cremosa e macia, com uma superfície dourada e crocante. Tudo isso pronto em minutos. Sua batata gratinada nunca mais será a mesma.

A ideia para essa receita veio do blog Cozinha Santa, que me seduziu com uma batata gratinada diferente - por causa do uso do queijo provolone -, prática e de aspecto apetitoso. Mas, em vez de regar as batatas com um mistura à base de creme de leite, resolvi fazer o molho branco velho de guerra, que não fez feio e serviu tanto para cozinhar as batatas quanto para dar sabor e gratinar. As quantidades para a receita são bem a gosto, tudo vai depender da quantidade de batatas que se tem.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...