verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: agosto 2012

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Peixe (pescadinha) com vinho e laranja


Peixe já é uma bem carne leve e saudável. Quer deixá-la ainda mais leve e fresca? Agregue a seu peixe o sabor da laranja e um toque de vinho, e segure para não sair voando: é muita leveza no seu prato. Você pode usar o tipo de peixe de que mais gostar, o ideal é que seja uma espécie de carne bem branquinha e sabor suave. Os ingredientes são muito básicos, mas o sabor é bem delicado. O visual é um caso à parte e, para ficar perfeito, só faltou a praia ao fundo.

Sim, descobri os cítricos nos últimos tempos. A verdade é que o preço de laranjas, limões e tangerinas andam bem convidativos e é difícil para mim não trazer uma boa porção dessas frutas, que andam lindas, para casa. Além de serem ótimos ingredientes de bolos e sobremesas, as frutas cítricas dão sabor a carnes mais leves, como peixes e aves. Receitas à parte, experimente deixar seu franguinho nadando alguns minutos no suco de laranja antes de grelhar e você já verá a diferença.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Salada enroladinho de beringela


Você pode picar beringela, tomate, temperar, misturar tudo e obter sua salada. Ou você pode dedicar alguns minutos a mais para apresentar esses mesmos sabores de um jeito mais diferente e bem cuidado. Afinal, não comemos primeiro com os olhos? Sem dúvida um prato bonito abre o apetite. Se estiver saboroso, pode considerar que seu intento gastronômico foi bem sucedido. A salada enroladinho de beringela é dessas coisas simples - mesmo quem não tem muita prática na cozinha consegue preparar - que ficam prontas rapidinho e deixam sua mesa mais bonita.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Frango com limão e alecrim


O frango básico do almoço ou jantar não precisa ser tão básico assim. Lançando mão de temperos não tão usuais no frango, apesar de bem comuns e conhecidos, você prepara essa receita de uma forma prática e rápida. O frango com limão e alecrim pode ser feito com diferentes partes da ave - indico minhas preferidas -, não precisa ficar marinando e o sabor fica bem gostoso e delicado. Ótima opção para fazer um frango um pouco mais diferente e especial, mas com itens nada diferentes ou especiais.

O alecrim já é velho conhecido do frango. É notório que esse tempero combina muito com carne de ave. O plus da receita é o limão, que chega para dar um toque acentuado de sabor e não apenas para "limpar" o frango. Receita fácil e muito prática, com resultado leve e gostoso. Tem coisa melhor para o dia a dia?

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Falso pãozinho de ervas integral


O pãozinho pode até ser meio falso, mas a intenção é a melhor possível. Esse pãozinho de ervas integral não é feito com massa de pão, mas massa de bolo. Esqueça sova, descanso e fermento biológico, a praticidade é a mesma de se bater um bolinho. Misturando ingredientes integrais - para garantir o nutritivo da coisa - e ervas para dar sabor, essa receita faz a função do pão no café da manhã ou no lanche. Pode e deve ser consumido bem quentinho com um naco de manteiga derretendo por cima,

As ervas indicadas na receita são apenas uma sugestão, você pode usar as que estiverem disponíveis. Alho e cebola desidratada também podem entrar para dar sabor. Recomendo usar temperos secos, para que a durabilidade do pãozinho seja maior.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Tortinha muito fácil e o iogurte grego


Fui convidada pela Nestlé para o evento de lançamento do iogurte grego da marca no Rio de Janeiro. Mas o que é o iogurte grego? Sucesso lá fora, esse tipo de iogurte já representa cerca de metade do consumo de sobremesas frias nos Estados Unidos. O iogurte grego tem redução de soro de leite, o que o deixa bem mais "concentrado" e firme, porém de textura cremosa.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Dicas de utilidade pública para solteiros (no seu dia)

sxc.hu
Dia 15 de agosto - Dia do Solteiro. Se você é solteiro - mas não sozinho, pelo menos nem sempre - e mora sozinho já deve ter passado alguns percalços na cozinha. Vamos combinar que a vida culinarística nem sempre é fácil para os solteiros: os fabricantes insistem em produtos cuja unidade alimentam uma família de seis, a preguiça de encarar algo mais elaborado para um comer impera e o micro-ondas é um amigo, mas daqueles que a gente não sabe muito bem para o que serve. O Casa, Coisas e Sabores veio lhe ajudar, solteiro, a fugir do macarrão instantâneo e ter uma alimentação mais digna. Mas sem perder a praticidade e, de preferência, sem sujar muita louça. Porque a gente sabe que no seu caso a regra "quem cozinha não lava a louça" não funciona.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Bolo invertido de maçã e nozes


Com a mesma ideia que se usa para fazer bolo invertido de banana, abacaxi etc., essa receita resolveu inverter com maçãs. Fatias de maçã carameladas no topo, massa leve, fofa e úmida com o sabor das nozes, a combinação deu muito certo. Mas nem por isso esse bolo invertido diferente deixou de ser fácil: o resultado continua de efeito e o modo de preparo, daquele jeito prático que a gente conhece.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Pudim de chocolate de micro-ondas


A praticidade desse pudim de micro-ondas é uma coisa impressionante. Eu, que amo pudim, corro sério risco, só a força de vontade me livrará dessa ruína. A receita de pudim em si é bem fácil, mas o tempo de forno às vezes desanima. O pudim de chocolate de micro-ondas fica pronto para levar à geladeira em uns 15 minutos. Tudo de que você vai precisar é uma forma adequada para levar ao micro-ondas. A caldinha, preparada à parte, inovou e deixou o caramelo de lado a favor de uma opção mais "chocolástica".

Se você me perguntar se fica igualzinho à pudim feito no forno, vou responder com um sonoro não. Mas ainda sim fica bem gostoso. É preciso ter em mente que as receitas de micro-ondas não ficam com a mesmíssima textura das feitas no forno/fogo, mas, se o sabor valer a pena, compensa muito a praticidade e a rapidez no preparo. Esse pudim de chocolate está nesse caso. Utilize uma forma de plástico própria para ir ao micro-ondas, usei uma para pudim mesmo e segui a receita de pudim tradicional que veio na própria embalagem, com o acréscimo por minha conta do chocolate.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Torta rústica de frango e legumes


Quer aproveitar as sobrinhas da geladeira e fazer uma torta muito prática e rápida? Essa torta rústica de frango com legumes é uma sugestão curinga para aproveitar o frango com legumes que sobrou, a carne que ficou no potinho lá na geladeira, a salada de legumes que ninguém vai mais querer. Prepare a massa - fácil que só - e, sem se preocupar com formas, modelagens e afins, use o recheio que estiver à disposição para fazer essa torta muito gostosa. O formato irregular é resultado da praticidade dessa receita e, cá para nós, ainda dá um charme especial no visual da torta.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Receitas com banana (é muito amor)


Essas bananas da foto, frutas de quintal que ganhei da minha irmã, são para dizer que o blog Casa, Coisas e Sabores ama banana. Ama muito. Quer achar uma receita de bolo de banana? Vem para cá, que tem bolão e bolinho, misturando a banana com diversos ingredientes. Quer sobremesa com banana? Tem. Pasmem: quer receita salgada com banana? Tem, e mais de uma.

Minha irmã se mudou e nos fundos da casa nova tem umas bananeiras, que estão com cachos carregados. Fruta miúda, sem agrotóxicos, adubos ou qualquer cuidado. Banana orgânica, diria eu se quisesse valorizar o negócio todo. Cachos com pencas de bananas verdes, outras um pouco mais maduras, todas doces feito mel depois de poucos dias. A banana é fonte de energia, rica em potássio - lembram o tenista Guga e suas bananas para evitar cãibras? -, muito gostosa e barata. Não à toa é uma das frutas mais consumidas no país.  Dê uma olhada na fruteira e confira nossas receitas para aproveitar o melhor de suas bananas.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...