verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: dezembro 2014

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Receitas de Ano Novo: comidas e cores


Por mais que você não seja supersticioso, por mais que ache besteira, é difícil não se pegar pensando em qual cor vai escolher para passar o Ano Novo. Uma forcinha para ajudar no ano que se inicia nunca faz mal, né? É o que acho. Tem gente que faz questão do branco, mas outros tentam ver o que está "precisando mais" no próximo ano antes de escolher a cor do que vai usar. Analisando bem, é capaz de sair uma salada de cores. Ou uma salada de frutas! A brincadeira aqui é associar as cores e seus significados aos elementos que podem aparecer na sua ceia de Ano Novo. Garantir prosperidade, amor, paz e outros por meio da comida da festa é divertido e diferente. Inspire-se nas sugestões de receita para começar 2015 cheio de boas energias! De lambuja, conheça o significado das cores para adotar inclusive nas roupas, acessórios e decoração da casa. Pelo sim, pelo não, a gente faz, rs.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Feliz Natal e ceia completa do blog


Simples e fácil, porém caprichada e com elementos que saem um pouco do lugar comum. Essa é a ceia de Natal do Casa, Coisas e Sabores que viemos montando nos últimos dias. Tem o peru, estrela da mesa natalina, com seus acompanhamentos, e ainda opções doces bem gostosas para a sobremesa. Acabou ficando uma ceia compacta, boa para servir para poucas pessoas, mas que pode ser multiplicada para todos os tamanhos de família. Não importa se a ceia natalina é para dois ou para 20, a alegria e o amor que irradiam de Jesus menino não pode faltar. E o alimento é nossa forma mais instintiva de comemorar junto aos nossos. Não deixe também de conferir as listas de sugestões que apareceram na série Receitas de Natal, tem muita coisa boa para fazer parte da sua ceia! Veja as receitas:

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Receitas de Natal: arroz vermelho com frutas


Esse acompanhamento de Natal eleva o arroz da ceia a outro patamar: escolha um tipo de grão diferente e guarneça com algo inusitado. Pronto, é simples assim mesmo. E o resultado? Surpreendente! O arroz vermelho recebe a companhia das frutas desidratadas, que dão o crocante e a doçura que caem tão bem nessa época natalina. O nível de dificuldade do preparo é para iniciante, então pode colocar aquela pessoa que não tem muita habilidade para ajudar na ceia. Além disso, o arroz vermelho é muito nutritivo e cheio de fibras. Alguém está preocupado com isso durante o Natal? Claro que não, mas ainda bem que é saudável. Confira a receita, aposto que você vai querer prepará-la em outras épocas do ano também.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Receitas de Natal: peito de peru assado com alho e alecrim


Assar um peru inteiro, por horas e horas, é tarefa para minha mãe - a chef de cozinha oficial da ceia de Natal, nessa ocasião eu sou mera ajudante. O peito de peru, que vem na embalagem só com esse pedaço, é uma ótima opção para economizar tempo de forno e quando os comensais não são muitos. Para uma ceia com pouca gente, é perfeito, fora que é a parte da ave preferida da maioria. Alguns cuidados são necessários para deixar a carne suculenta. O tempero escolhido foge um pouco das opções mais doces que costumam aparecer na época, porque a ideia é deixar esse sabor para os acompanhamentos e evitar que sua ceia, no todo, pareça uma grande sobremesa. Sabores simples, porém marcantes: o alho e o alecrim fazem uma dobradinha campeã no peru de Natal. Veja como preparar.

domingo, 21 de dezembro de 2014

Receitas de Natal: pastel de natas ou pastel de belém


Nem sei se todo brasileiro é apaixonado por pastel de belém, mas o povo aqui do Rio de Janeiro adora! É comum encontrar em lanchonetes e, mais comum ainda, nos redutos de comida portuguesa da cidade. Essa receita de pastel de belém, também chamado de pastel de natas, é deliciosa e relativamente fácil. Um pouco demorada porque requer paciência, mas nada ao extremo. O docinho é par perfeito para a rabanada na ceia de Natal, pelo menos no Natal carioca - bem português - ele é presença muito bem-vinda! A receita é de uma fábrica tradicional do Rio de Janeiro e foi aprovadíssima, coisa fina.

sábado, 20 de dezembro de 2014

Receitas de Natal: farofa de maracujá e castanha de caju


Cansado/a da farofa de sempre todo Natal? Chega aqui que tem uma farofa meio cítrica, bem crocante e diferente, esperando para fazer parte da sua ceia. Essa é primeira postagem de uma (pequena) série de receitas que, no final, formará uma ceia completa para o Natal. Tudo simples e fácil, mas não simplório, que não somos disso. Tem coisa diferente para surpreender no Natal. A farofa de maracujá e castanha de caju é fácil e diferente, combina muito bem com aves e você pode (e deve) guardar a receita para acompanhar peixes também. Confira a receita e marque um X no primeiro item da sua ceia de Natal.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Receitas de Natal: presentes de comer


Na hora em que bate a dúvida sobre o que dar de presente de Natal para alguém que não se conhece tanto, ou mesmo quando a ideia é presentear com uma lembrancinha, algo gostoso para comer - e feito por você mesmo - é ótima ideia. É um presente que agrada crianças e adultos, homens e mulheres, porque, afinal, todo mundo come! E ainda é muito fofo oferecer algo que você mesmo fez, com todo carinho e capricho. Pode bater perna e procurar: esse item você não encontra em loja ou shopping algum, é exclusivo. Veja algumas opções de receitas simples, como geleias, conservas e biscoitos, que você pode fazer para presentear neste Natal. A decoração fica por conta da sua imaginação, mas a gente ajuda também nesse quesito.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Receitas de Natal: rabanada de laranja da Nigella


Olha que ajuda luxuosa para o nosso Natal. A diva Nigella também sabe que rabanadas são muito boas, e podem ser ainda melhores. A rabanada de laranja agrega um sabor diferente e todo especial a uma das estrelas da festa. Tem gente que espera o ano todo só pelo momento de comer rabanada, mas essa receita é tão fácil e rápida que pode ser feita para o café da manhã ou lanche o ano inteiro. Gostou da dica? Natal o ano inteiro? O cítrico da laranja deixa nossa rabanada mais leve, "quebra" um pouco a gordura da fritura, e muito, mas muito saborosa. Veja como preparar e surpreender com rabanadas diferentes neste Natal.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Receitas de Natal: acompanhamentos


Peru ou outras aves, presunto bolinha, pernil... se as carnes são as estrelas da ceia de Natal, certamente elas não brilham sozinhas. Os acompanhamentos para os pratos principais da data merecem toda a atenção! Uma farofa bem boa, saladas que garantem o frescor para nosso Natal tropical, um arroz mais incrementado - pois o dia é de festa - garantem que a ceia vai brilhar como um todo. Veja algumas sugestões de acompanhamentos para o jantar ou almoço natalino. Com receitas fáceis e saborosas, o Natal fica ainda mais gostoso!

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Receitas de Natal: bolos dos anjos ou angel food cake


Sabe um bolo tão levinho, mas tão levinho, que parece que você está comendo uma nuvem? O bolo dos anjos - ou angel food cake, como é conhecido na gringa - é angelical o suficiente para estar na mesa de Natal. O nosso ainda ganhou uma cobertura de iogurte que mantém a leveza e ainda traz um pouco de frescor, pois o Natal tropical brasileiro pede coisas leves assim. A massa do angel food cake não leva um pingo de gordura e a cobertura ainda pode ser feita com iogurte desnatado, então quem faz dieta para redução do colesterol agradece bastante. Apaixonei por esse bolo, você vai apaixonar também. Já falei que a receita é fácil? Separe os ovos (muitos!) e mãos à obra!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Receitas de Natal: sobremesas


Já está pensando nas receitas para a ceia de Natal? Eu também! Mas, por aqui, a gente começa pelo final, que é mais gostoso: sobremesas! Existem mais coisas além da rabanada do que julga nossa vã filosofia para compor os doces da mesa. E vamos lembrar que, no nosso Natal tropical, opções frias, leves e com frutas caem muito melhor do que as sobremesas tradicionais gringas, que costumam ser mais para o quente. Tem sobremesa com manga, pêssego, maracujá, mas tem também receita com chocolate, pudins e pavês amados... a variedade é muita e a escolha é sua. Uma coisa é certa: não é por falta de sugestão que vai faltar sobremesa na sua ceia, a gente não deixa! Confira a lista de doçuras.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Cuca mini de banana ou cupcakes diferentes


Bolo é muito bom - sou suspeita demais para falar -, mas em formato de bolinho fica ainda mais mimoso. Quando a gente reduz as porções a serem assadas, é preciso fazer alguns ajustes na massa, para que o bolinho não fique seco. Aí vem a banana e tudo se ajeita, fica molhadinho e saboroso. A cuca de banana em tamanho mini é muito gostosa, fácil de fazer e ainda nos sai um cupcake bem diferente, com farofinha crocante e tudo. Uma delícia para comer quentinho com uma bola de sorvete. Duvida? Tire a prova! A seguir, veja como preparar.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...