verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Fondue de queijo econômica e leve

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Fondue de queijo econômica e leve


O frio nos inspira gordices, e nos últimos dias ele veio com tudo nas regiões Sul e Sudeste. Ou seja, as gordices crescem e se multiplicam. Mas a receita de fondue de queijo que você verá a seguir entra na categoria "falso gordo", pois satisfaz sem deixar aquele peso todo no estômago. Substituições - muitas! - deixaram a fondue mais leve (não sei se podemos dizer que ela é light e inocente, mas que teve redução de calorias, teve). E ainda ficou mais econômica também, já que é um prato que, feito como se deve, pesa também no bolso. O sabor da fondue de queijo continua lá, assim como o quentinho na barriga e no ambiente, então vale e muito.


A vontade de uma fondue à mesa era muita, pois fondue significa algo quentinho para comer e uma "minilareira" em cima da mesa, mas havia um impedimento. A ideia nem era economizar calorias, o caso é que estava com o estômago meio destruído e queria evitar bombardeá-lo de gordura. Pelo histórico desse blog pode não parecer, mas, sim, tenho o estômago sensível e, se tivesse algum bom senso, teria uma alimentação bem regrada com muitos vegetais e o mínimo possível de gordura e açúcar. Então poderia dizer tchau à vida e me afundar para todo o sempre em um mar de infelicidade e amargura. Bem, a receita de fondue ficou mais levinha e bem gostosa, matou a vontade e ainda economizou alguns dinheiros. Com certeza vou fazer mais vezes, já que, assim, a fondue de queijo ficou menos "perigosa", rs.

Fondue de queijo econômica e leve
(para 4 pessoas)

500 ml de leite desnatado
1 pacote de creme de queijo*
1/2 xícara de queijo minas ralado
1/2 xícara de vinho branco
1/2 copo de requeijão light
1 pitada de noz moscada
1 colher de sopa de vodca
Pão italiano ou pão francês dormido em cubos
1 dente de alho

*Você vai encontrar na seção de sopas instantâneas, vem no saquinho.

Em uma panela, misture o leite e creme de queijo e leve a fogo médio. Acrescente o queijo minas, o vinho branco, o requeijão e a noz moscada. Vá mexendo sempre, a mistura vai engrossando nesse meio tempo. Quando ferver, deixe em fogo baixo por alguns minutos, mexendo sempre - o melhor jeito de fazer isso é com um fouet. Junte a vodca e deixe ferver por poucos instantes. Desligue o fogo e coloque a mistura em uma panela própria para fondue, na qual você esfregou um dente de alho pela parte de dentro. Sirva com os cubos de pão.



A única ressalva que faço quanto à receita: achei que ficou um pouco salgada para meu paladar (que é mais para menos sal). Como o sal é "bônus" do creme de queijo, da próxima vez pretendo usar apenas meio pacote e acrescentar uma colherinha de amido de milho para ajudar a engrossar. Trago notícias em breve, muito em breve se for depender da minha vontade de repetir. Quero indicar também um site (ESSE) que tem várias receitas e dicas para fondue, há anos (sério!) dou uma olhada por lá quando vou fazer fondue. Não sei dos produtos, mas as receitas são boas.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Fondue de queijo econômica e leve.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

---------------------------------------------------

Atrás da própria embalagem de creme de queijo tinha uma receita de fondue, que mesclei com ESSA e com uma receita de fondue "estudantil" de queijo que está mais no ar.

Um comentário:

  1. Aaaaai, que vontade me deu!!
    Você acredita que nunca, nunquinha, fic fondeu para MINHA família? Coloquei MINHA pois quando morava com meus pais era um prato feito com certa regularidade. Filha de pai uruguaio, mãe argentina, lugares frios, costumes meio europeus, jáviu, né? mMas a panelitcha linda que temos só junta poeira na MINHA casa. Uma vergonha! Esse teu post me inspirou profundamente, inclusive pela questão de evitar calorias, já que a turma anda clamando isso aos pés da minha cozinha. Será que ando exagerando nas minhas gordices?
    Beijos, Adri. Tô virando super tua fã! =D

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...