sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Dia Mundial do Macarrão: macarrão com queijo (mac 'n' cheese) na caneca






Em 25 de outubro é comemorado o Dia Mundial do Macarrão e se você não quer deixar a data passar em branco, por falta de tempo de fazer alguma massa mais elaborada, a solução é se jogar nessa receita de macarrão com queijo na caneca, feita no micro-ondas e que fica pronta em minutos. O mac 'n' cheese é um clássico nos Estados Unidos, feito na travessa com bastante queijo. A versão na caneca é individual, bem prática e perfeita para matar aquela fominha fora de hora ou para resolver um almoço/jantar apressado. Rápido e gostoso, o macarrão com queijo na caneca é um bom jeito de dar "viva!" ao macarrão, ingrediente que salva 91,5% das refeições apressadas e que é preferência nacional.

Não consegui a mesma cremosidade que aparece na foto da receita original, tinha menos queijo que o pedido e o bicho ainda estava meio ressecado, mas sabor...ficou uma delícia! O Dia Mundial do Macarrão foi criado em 25 de outubro de 1995 durante um congresso sobre o assunto, em Roma. Os brasileiros adoram massa, talvez por causa da forte influência italiana em nosso país. Apesar de o Brasil estar em 3º lugar no mundo em volume de produção de massas, fica apenas em 22º lugar entre os países que mais consomem o ingrediente. Precisamos fazer alguma coisa, minha gente! Cada um fazendo sua parte, vamos começar preparando um mac 'n' cheese de caneca :)

Macarrão com queijo (mac 'n' cheese) na caneca
(Rende 1 porção)

Obs.: receita lactovegetariana

1/3 de xícara de macarrão (cru)*
1/2 xícara de água
1 colher de chá de manteiga
1/2 xícara de queijo ralado (usei apenas 1/3 de xíc.)
2 a 4 colheres de sopa de leite
Sal e pimenta do reino

*Utilize uma massa curta, que tem cozimento mais rápido. Usei o minifarfalle.

Em uma caneca grande, coloque o macarrão e a água, mexa de leve e coloque no micro-ondas (em potência alta) por 2 minutos. Fique de olho: se a água começar a subir, dê pausa para o negócio baixar e reinicie o cozimento. Faça isso quantas vezes for necessário. Passados esses 2 minutos, retire a caneca do micro, dê uma mexidinha e volte por mais 2 minutos. Mexa novamente e experimente uma massa, se estiver al dente, prossiga. Caso contrário, deixe mais 30 seg. Acrescente a manteiga e o queijo, misture, e coloque o leite, cuja quantidade vai depender da quantidade de água que restou na caneca. Usei 3 colheres. Leve novamente ao micro-ondas por 1 minuto (se o líquido começar a subir, dê pausa e depois continue). Tempere com sal e pimenta do reino a gosto, misture e sirva.

Para quem acha que o Dia do Macarrão é (quase) todo dia, veja as receitas de massas do blog, das mais simples à mais elaboradas, todas deliciosas!

Clique aqui e veja dicas para cozinhar o macarrão da forma correta

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Dia Mundial do Macarrão: macarrão com queijo (mac 'n' cheese) na caneca.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-------------------------------------------------------------------------

A receita original é do site SheKnows.
Os dados sobre mercado de massas vieram do site da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializado (Abima). Veja AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.