verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Receita para o Ano Novo: banana pudding que virou pavê de banana

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Receita para o Ano Novo: banana pudding que virou pavê de banana


Até nós que amamos cozinhar - especialmente receitas doces - temos nossos dias. E, se tiver que sair sobremesa quando não há tempo ou muita disposição para isso, vai na minha, vai de pavê. É versátil, rápido e todo mundo gosta. As camadas podem ser das mais variadas e o nível de dificuldade também. Eu sei que rolou a piadinha no Natal, mas, se eu fosse você, não perdia a oportunidade do último "é pavê ou pacumê?" de 2017. Por tudo isso, essa é a minha sugestão de sobremesa para o Ano Novo: uma receita que vai ser sucesso e uma singela forma de eu me redimir por não ter publicado nada para o Natal, rs. Mas eu estava de coração tranquilo: há várias receitas de Natal aqui no blog e tinha certeza que elas ajudariam na ceia natalina. Aliás, não deixe de aproveitar o acervo de receitas do blog! Se você for aqui do lado, à direita, na seção Casa em Ordem, vai encontrar algumas categorias com as receitas desses 7 anos de Casa, Coisas e Sabores. E rumo aos 8 anos! Meio aos trancos, mas seguindo do melhor jeito que dá. Dica para a vida, dica para 2018.


De volta ao pavê - que é pacumê também -, posso dizer que foi livre e sorrateiramente inspirado no banana pudding, uma sobremesa americana bem simples e saborosa que leva banana, mas também teve um toque de chico balanceado, doce brasileiro, na hora de caramelizar a fruta e deixar ainda mais gostoso. O creme foi simples, creme de confeiteiro, com biscoito maisena e cobertura de chantilly batido. São três preparos, mas tudo coisa bem básica, que eu nem tava para preparos elaborados. Deixei tudo esfriar, depois voltei e montei. Geladeira até o dia seguinte, o dia de servir, que fica bem gelado e mais gostoso.

Às pessoas para as quais eu levo sobremesas: eu sei que eu sou a moça do pavê, muitas vezes - apesar de meu repertório de doces ser bem variado, não posso ser acusada de mesmice -, mas eu adoro comer pavê, de verdade. É doce na medida (se bem preparado), gelado, tem texturas diferentes, dos cremes, biscoitos, frutas... e fácil de fazer. E é praticamente uma montagem, pois dá para fazer com o que quiser, o que tiver. Uma sobremesa que se inventa, se reinventa. Não é isso justamente o que as pessoas costumam querer para um novo ano que se inicia? Eu estou falando de doce ou estou falando da vida?

Pavê de banana
(Rende 10 porções ou mais)

Creme de confeiteiro
1 litro de leite
Raspas de uma laranja
1 pedaço de canela em pau
6 gemas peneiradas*
4 colheres de sopa de amido de milho
4 colheres de sopa de farinha de trigo
3/4 de xícara de açúcar
1 colher de sopa de extrato de baunilha

Banana caramelada
4 bananas picadas em pedaços grandes
1/2 xícara de açúcar
Suco de meio limão
1/4 de xícara de água

1 xícara de leite
300 g de biscoito maisena
2 xícaras de chantilly já batido**
Canela em pó

*Na hora de peneirar as gemas, coloque-as na peneira, fure cada uma e deixe escorrer pela peneira, sem raspar com colher.
**Você pode usar creme de leite fresco ou creme vegetal.

Creme de confeiteiro: coloque todos os ingredientes em uma panela - menos a baunilha - e misture bem com um fouet, até ficar liso. Leve ao fogo médio, mexendo sempre com o fouet, até começar a ferver e engrossar. Diminua o fogo para o baixo e deixe cozinhar por alguns minutos. Retire a canela em pau, coloque em um recipiente, cubra com plástico filme encostando na superfície do creme e deixe esfriar completamente.
Banana caramelada: pique as bananas e regue com o suco de limão. Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo, girando a panela de vez em quando para que o açúcar caramelize por igual. Quando estiver marrom claro, acrescente as bananas picadas com o líquido formado pelo suco de limão, mais a água. O caramelo vai empelotar, mas é só deixar no fogo que ele se dissolve e se junta com a banana, formando uma calda. Deixe esfriar.
Montagem: coloque uma fina camada de creme no fundo de uma travessa, molhe os biscoitos no leite e monte uma camada deles por cima. Faça uma camada de creme e coloque metade da banana caramelada em cima. Repita as camadas, terminando com uma camada de biscoito. Por aqui foram 3 camadas de biscoito, 2 de creme e 2 de banana. Cubra com chantilly e polvilhe um pouco de canela em pó por cima, fazendo com peneira fica mais delicado. Também separei uma pouco da calda da banana para salpicar por cima. É importante que tudo esteja bem frio, senão o chantilly derrete.



Clique aqui e veja mais algumas receitas para o Ano Novo. Tem muito doce, já adianto, mas também pratos principais, acompanhamentos e drinques.

Um feliz 2018! Com muito amor, saúde e prosperidade!

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Receita para o Ano Novo: banana pudding que virou pavê de banana.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...