verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo gelado de chocolate para vontade que não passa

domingo, 24 de setembro de 2017

Bolo gelado de chocolate para vontade que não passa


Não sei se é uma mania exclusiva de quem tem blog de culinária, mas preciso fazer uma confissão: sou "colecionadora" compulsiva de receitas. Tenho receitas guardadas para umas cinco vidas - e vidas de quem gosta de cozinhar, diga-se de passagem. Esse bolo gelado de chocolate apareceu em uma das minhas trocentas fontes de receitas e acabou passando na frente de muitas outras por motivo de respeito muito minhas vontades incontroláveis. Sabe aquele crush* por quem você suspira, em quem você pensa 24 horas por dia? Fico assim quando quero muito comer alguma coisa. E esse bolo de chocolate é tão fácil de fazer, e vale tanto cada pedaço, que me convenceu a não esperar muito.


*Sou velha, mas me esforço para ficar por dentro das gírias. Os invejosos dirão que isso é típico de "tiazona". Para meus contemporâneos esforçados, o crush é aquela pessoa por quem você tem uma "queda", seu/sua "paquera".

Em eras internéticas, quem gosta de cozinhar sabe: a gente não dá conta de tanta receita. Além dos livros de culinária - tenho uma boa coleção, mas até modesta -, os sites e blogs, o YouTube e o Facebook e até o Instagram estão aí esfregando delícias na nossa cara todos os dias. O blog existe desde 2010, guardo receitas de que gosto no meu e-mail desde 2005 - eu disse que sou velha, uso e-mail -, e tenho umas folhas impressas com receitas de antes disso.

Em minha defesa, preciso dizer que nunca tive caderno de receitas escrito à mão, meu interesse por fazer coleção já é pós-internet, então meu acervo é quase todo digital. Mas fui colaboradora do caderno de receitas da minha mãe, esse, sim, bastante antigo. No entanto, até minha mãe agora recorre à internet quando quer alguma receita, sinal dos novos tempos, e o caderno virou documento histórico.

O bolo gelado de chocolate veio do Tastemade é uma das várias receitas em vídeo que aparecem na minha timeline do Facebook diariamente. Tem muita receita duvidosa, ressalto, de sabor e de efetividade. Já fiz algumas que não deram muito certo. Mas algumas coisas são boas, como esse bolo, que foi aprovado com louvor.

Fato é que vi a receita - adoro bolo gelado -, guardei no e-mail e desde então fiquei pensando nela. Estou tentando mais uma vez um projeto de dieta, nada muito rigoroso ou esquematizado, apenas tentando pegar mais leve nas coisas que como. Obviamente, esse bolo não se encaixa nesse projeto, mas acabei abrindo uma exceção, porque fiquei muito curiosa pelo resultado da receita, que segui quase à risca, com pequenas alterações. Geralmente é assim que esses projetos de dieta começam a dar errado.

O preparo do bolo é muito fácil, é naquele esquema de misturar tudo, nem usa batedeira. Uma calda mais prática ainda. Tanto que, em pouco tempo, eu já estava com o bolo no forno. Alguns minutos depois, o bolo já estava na geladeira. E mais rápido ainda do que você pensa, eu já estava comendo bolo gelado de chocolate. Quando bate a vontade, e ela não vai fazer mal a ninguém, é melhor respeitar.

Bolo gelado de chocolate
(Rende cerca de 10 pedaços)

1 ovo
3/4 de xícara de açúcar
1 e 1/3 de xícara de leite
1/3 de xícara de óleo
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/3 de xícara de cacau em pó
1 colher de sopa de fermento em pó para bolo

Calda
100 g de chocolate meio amargo
400 ml de leite (em temperatura ambiente)
2 colheres de sopa de açúcar

Chocolate granulado para cobrir

Em um recipiente, coloque o ovo e o açúcar, bater com um fouet até ficar um creme mais claro. Junte a baunilha, o leite e o óleo, misturando novamente, até ficar homogêneo. Misture a farinha de trigo com o cacau - assim fica mais fácil - e coloque aos poucos na mistura líquida, agregando com o fouet. Junte o fermento, mexa de leve, só para misturar e coloque a massa em uma assadeira (usei uma pequena, de 20 X 20 cm, mais ou menos) untada e enfarinhada. Ou forre com papel manteiga, como fiz. Leve ao forno preaquecido a 180 ºC por cerca de 30 min. Faça o teste do palito para ver se está assado. Deixe o bolo esfriar enquanto faz a calda. Derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria, adoce o leite com o açúcar e coloque no chocolate derretido, misturando até ficar homogêneo. Quando o bolo estiver mais para frio, corte em quadrados e banhe cada pedaço na calda. Encharque bem cada pedaço, vai por mim. O bolo precisa estar frio, senão ele vai quebrar durante o banho. Salpique chocolate granulado por todos os lados do pedaço e embrulhe em papel alumínio. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir, para ficar bem gelado.




Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Bolo gelado de chocolate para vontade que não passa.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

2 comentários:

  1. adorei a receita e ja estou levando comigo achei ela sensacional alem de muito fácil
    vou te confessar sou uma apaixonada por livros de receitas também tenho muito..ja tentei doar mas a vontade de tê-los aqui comigo foi muito maior bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sadhia! Faça sim, é fácil e fica muito gostoso :) Eu tive que parar um pouco de comprar livros de culinária, não tenho mais onde colocar!! Rsrsrs. Também não dou, sou apegada a livros :) Beijos!!!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...