verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Quibe vegetariano assado

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Quibe vegetariano assado


Quibe de forno, assado ou de travessa... Dá para fazer sem carne? Dá e muito. Fica uma delícia, leve e é ótima opção para quem não consome carne ou mesmo para driblar a falta do ingrediente na hora de preparar a receita. Foi o meu caso, tinha tudo para fazer o quibe, menos a carne e o hortelã. Esse último foi facilmente providenciado de uma feira próxima, já a carne requeria uma visita ao supermercado. A preguiça, então, foi uma ótima chance para testar o quibe vegetariano. Se a receita tradicional de quibe é um excelente prato único, acompanhado só de salada, o quibe vegetariano - além de prato único - pode ser um belo acompanhamento para o kafta, por exemplo. Deixo também abaixo os links para as receitas "árabes" já publicadas no blog. Dá para fazer um almoção ou jantarzão das Arábias! Veja, a seguir, como preparar o quibe vegetariano. É só na facilidade.

Quibe vegetariano 
(Rende 6 porções)

*A receita é vegetariana no sentido de não levar carne, pois leva laticínios, o queijo do recheio. Se sua dieta não é lactovegetariana, o recheio pode ser retirado.

1/2 pacote de trigo para quibe (250 g)
1 maço de hortelã
1/2 cebola em pedaços
1 pimenta dedo de moça sem sementes (opcional)
1 colher de chá de pimenta síria em pó
Sal e pimenta do reino
1/4 de xícara de azeite (e mais um pouco)
Mais azeite para untar e regar

Recheio
1 peça pequena de ricota (cerca de 250 g)
1 maço de espinafre
Sal e orégano seco a gosto

Hidrate o trigo para quibe (AQUI mostro como fazer isso rápido). Passe pelo processador o trigo hidratado junto com as folhas de hortelã, a cebola, a pimenta, sal, pimenta do reino e o azeite. O objetivo é obter uma espécie de massa que possa ser moldada, se ainda ficar esfarelando muito, pode acrescentar mais azeite. Para o recheio, refogue as folhas de espinafre (mostro AQUI como fazer no micro-ondas, foi assim que fiz), pique-as grosseiramente e misture com a ricota esfarelada com um garfo. Junte sal e orégano e reserve. Unte uma travessa com um pouco de azeite e coloque metade da mistura de trigo para quibe, apertando e alisando com as costas de uma colher. Coloque o recheio por cima e faça o mesmo, aperte um pouco e alise com a colher. Jogue um fio de azeite por cima e acomode a metade restante da mistura de trigo, apertando e alisando novamente. Regue com mais um pouco de azeite e leve à forno médio por cerca de 25 minutos. Como não há nada para cozinhar, o forno é para deixar tudo quentinho e a superfície mais dourada.

Para quem não tem processador, o liquidificador pode ser uma opção, mas já aviso que não testei. Talvez o liqui não consiga bater. Quem quiser fazer o teste vá aos poucos, usando a função pulsar. Se não tiver processador, pode também apenas misturar os ingredientes da massa de trigo para quibe e utilizar. Talvez fique menos "moldável", mas acho que pode dar certo. Novamente, é preciso fazer o teste! Fez alguma dessas gambiarras e deu certo? Vem me contar que eu acrescento a boa (ou a má, rs) experiência no post. Receita boa fica melhor quando a gente faz e colabora junto!
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Quibe vegetariano assado.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...