segunda-feira, 25 de julho de 2016

Pão caseiro de milho


Sem sova, sem muita sujeira e com apenas um descanso. Esse pão de milho é baseado na receita de pão caseiro da Palmirinha, campeã de praticidade e sabor. Com uma alteração aqui e outra ali de ingredientes, dá para conseguir um pão de milho que eu, pessoalmente, adoro. Sei que muita gente também é fã desse sabor de pão. Ele cai muito bem com geleia e outros acompanhamentos doces, como foi minha escolha, mas também é amigo de queijos e frios. É um dos jeitos mais fáceis de fazer pão que eu conheço! Veja só a receita a seguir.

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Ciranda de Receitas - Arroz colorido do Ana Claudia na Cozinha


Esta semana está de volta a ciranda mais deliciosa da blogosfera! Desta vez, quem veio fazer visita na Ciranda de Receitas foi a querida Ana Claudia, do blog Ana Claudia na Cozinha, que eu acompanho e que tem um jeitinho muito gostoso e caseiro de cozinhar. Tive o prazer de conhecer a Ana pessoalmente em um Encontro Gourmet e pude comprovar como é um doce de pessoa. Para chegar chegando, ela trouxe logo um dos nossos pontos fracos: uma receita de prato único! É um preparo que sai muito por aqui e que eu sei que todo mundo adora, pois é prático, gostoso e suja pouca louça - caiu até uma lágrima de alegria. Vem ver o arroz colorido com carne seca da Ana que está valendo, ó, muito a pena.

terça-feira, 19 de julho de 2016

Fondue de queijo com shitake


O tempo esfria e a gente só consegue pensar em coisas gostosas e quentes. Digo e repito: ter uma "minilareira" com comida quente em cima da mesa é bom ou é ótimo? Pois essa é a mágica da fondue. Essa é de queijo e leva um toque a mais que fez toda a diferença. O funghi deu um sabor incrível à receita de um jeito muito simples. Providencie pão - e vinho, recomendo com força, fé e foco - e é tudo o que você precisa para acompanhar a fondue. Batata, couve-flor e brócolis cozidos, além de tomatinhos, também acompanham bem. Aproveite!

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Como fazer merengue suíço


Dos vários tipos de merengue - tem também o francês e o italiano - esse é o que mais uso, pois é bem versátil. Ele não é tão estável quanto o merengue italiano, mas também não é tão frágil quanto o merengue francês, fica ali no meio e é ótimo para cobertura de bolos e cupcakes. E é relativamente fácil de fazer também, só é preciso tomar alguns cuidados. O auxílio de um termômetro para calda ajuda, mas é perfeitamente possível fazer sem esse utensílio, presta atenção na dica.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Ciranda de Receitas - Patê de alcachofra do Ohh Céuss


Mais uma semana recebendo visita! É bom demais conhecer outras cozinhas e, desta vez, minha convidada no Ciranda de Receitas - ação entre blogueiros em que cada blog leva uma receita para o outro, em pares - é a Catarina do blog Ohh Céuss. O blog é novinho em folha, mas a paixão da moça por cozinhar é antigo... Convido você a ver a receita que ela trouxe para a gente, um patê de coração de alcachofra facinho de fazer e que serve de entrada ou petisco. A Catarina conta histórias e receitas deliciosas no blog dela. E como sabia que a gente gosta de receita fácil e gostosa? Só sei que acertou em cheio!

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Abra seu paladar - petiscos com queijos da Europa


Alguém falou em queijo? Na semana passada, fui convidada a participar de um almoço da campanha Abra Seu Paladar, que promove queijos europeus no Brasil. A ação, como diz o nome, incentiva a buscar diferentes "usos" para os queijos. Quando compramos queijos como camembert, brie etc, geralmente fazemos uma tábua de queijos e está tudo certo, não é? Sim, é verdade que está certíssimo, mas há outras opções deliciosas e fáceis para aproveitar esses queijos, principalmente para quem gosta de cozinhar. Assim, no almoço elaborado pelo chef David Jobert, do restaurante Le Bistrot du Cuisinier (Ipanema/RJ), algumas das estrelas foram as entradas elaboradas com queijos como o roquefort. As receitas são fáceis e deliciosas, dá para fazer em casa! Confira a seguir.

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Ricota caseira


Tem certas coisas que só quem gosta de cozinhar entende. É fácil fazer ricota caseira? É mais fácil ir ao supermercado comprar uma pronta... mas cadê nossa diversão? Rs. É nessa vibe do experimentalismo que saiu um queijinho "eu que fiz" da minha cozinha. Você decide se vai querer mais cremoso ou mais sequinho, a maravilha de se fazer em casa. O ingrediente é basicamente leite, não vai nada muito mirabolante. Vem fazer queijo em casa porque comer algo que você mesmo fez... só quem cozinha entende.