segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Bolo de fubá com banana dourada


Sempre tive uma dificuldade enorme de dizer qual meu bolo preferido, mas essa receita pode ter vindo para resolver esse problema. Junte bolo de fubá, que é uma delícia, com bolo invertido de banana, que é outra delícia absoluta. Esse é o bolo de fubá com banana dourada. A massa é de fubá - receita no ponto, sem ficar extremamente seco - e o fundo, que vira cobertura, ganhou rodelas de banana douradas, carameladas, com um toque de canela...diz se não é forte candidato a bolo preferido? A combinação diferente, porém bem simples, fica deliciosa e vai fazer o maior sucesso no lanche. E a receita ainda é simplificada, para quem não tem muita paciência/tempo ou habilidade de fazer caramelo e quer pegar mais leve no açúcar.

Nos últimos tempos, O Casa, Coisas e Sabores anda com uma dificuldade "terrível" de escolher sabores de bolo. Faz bolo de fubá ou bolo de banana caramelada? Os dois em um só! Bolo de cenoura ou bolo de chocolate? Por que não juntar essas maravilhas no bolo mármore de cenoura e chocolate? Queremos tudo!

Bolo de fubá com banana dourada
(Rende um bolo pequeno, na forma de bolo inglês)

2 bananas em rodelas
2 colheres de sopa de açúcar
Canela em pó

Massa
3/4 de xícara de açúcar
3 colheres de sopa de manteiga
1 ovo
1/2 xícara de fubá
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de leite
Essência de coco*
1/2 colher de sopa de fermento químico para bolo

*A receita original pedia coco ralado (do queimado, deve ficar uma delícia), mas não tinha, por isso fui na essência. Você também pode substituir metade do leite por leite de coco, para dar um gostinho.

Prepare a massa: na batedeira ou à mão, bata o açúcar com a manteiga, até formar um creme claro. Junte o ovo e bata bem. Vá colocando alternadamente o fubá e a farinha de trigo (peneirados) e o leite, batendo entre um e outro. Coloque a essência e misture. Acrescente o fermento e apenas misture com uma colher.
Montagem: unte a forma grosseiramente com manteiga e forre com papel manteiga. Espalhe 1/2 colher de sopa de açúcar no fundo. Passe a banana em uma mistura de uma colher de açúcar e canela e acomode as rodelas no fundo da forma. Espalhe a 1/2 colher de açúcar restante por cima. Leve a forma à boca do fogão rapidamente - fogo baixo ou médio, cuidado para as chamas não alcançarem o papel manteiga, não deixe "pontas" - para que a banana caramelize de leve. Coloque a massa de fubá por cima das bananas (cuidado na hora de lidar com a forma, ela estará quente) e leve a forno médio-baixo (180 ºC) preaquecido por cerca de 30 minutos. Desenforme o bolo ainda morno, nem quente recém-saído do forno nem frio, virando a forma em uma travessa e depois retirando o papel manteiga com cuidado, primeiro nas laterais e depois no fundo. Se quiser, polvilhe açúcar de confeiteiro antes de servir.

Faça o teste do palito para saber se o bolo está pronto. Clique aqui e veja como.



Você pode até não querer caramelar a forma para facilitar a vida, mas a gente ensina a fazer para quando você precisar! Clique aqui e veja como fazer caramelo.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Bolo de fubá com banana dourada.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-----------------------------------------------------------

A receita original é do muso Daniel Bork (veja AQUI), que, aliás, anda arrebentando ultimamente nas receitas do Dia Dia, só coisa boa. E que dá certo quando a gente faz em casa, ao contrário de uns programas e outros...

6 comentários:

  1. Adri que ideia genial, amo bolo de fubá e com essa cobertura de banana dourada, com certeza ficou uma delicia. Tenho coco queimado em casa. Vou levar a receita para experimentar. Gostei demais. Ficou lindo miga. Beijinhos ótima semana

    ResponderExcluir
  2. Também fiquei fã do Bolo de fubá, quando experimentei fazer, adorei o aspecto do teu bolo e como adoro coco, hum... Visita o meu blog http://ocantinhodasnia.blogspot.pt/ bjs

    ResponderExcluir
  3. Marli, sou superfã de bolos e gosto de todos, mas esse ganhou um lugar especial no coração, a combinação fica deliciosa! Beijos.

    Josy, preciso muito repetir a receita com o coco queimado, deve ficar muito bom! Faz sim que você vai gostar, fubá, coco e banana...não tem como dar errado um negócio desses :) Beijinho.

    Sónia, bolo de fubá é mesmo uma delícia! Incluir o coco ralado na receita dá sabor extra, recomendo :) Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Adriana!! adorei o bolo, mas como sou lesa esqueci de caramelizar as bananas, ficou muito bom mesmo!! quando repetir vou fazer certo, rsrsrs
    Maura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Maura! Fazer o processo que indico com as bananas deixa o bolo mais bonito e dá um toque de sabor a mais, mas não é fundamental :) Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.