verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Outubro 2012

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Bolo mole ou pudim de padaria


Muito conhecido no Nordeste, o bolo mole é uma receita muito prática - e gostosa - de um bolo que fica bem diferente. Ele não tem a textura fofa e macia dos outros bolos, fica bem compacto e cremoso, de consistência mais parecida com a de um pudim. Talvez por isso o pessoal aqui do Rio de Janeiro o chame de pudim de padaria (porque "de padaria" já não sei! Mas na padaria sempre tem). Na verdade, não tenho muita certeza se é exatamente a mesma receita com nomes diferentes, de repente o pudim de padaria tenha alguma detalhe que o diferencie do bolo mole. Nomes à parte, a receita a seguir é uma delícia e perfeita, absolutamente perfeita, para acompanhar um café preto. E nem dá trabalho, bolo prático que só. A gente ama.

Encontrei essa receita de bolo mole no blog Saboreando a Vida. Tenho a impressão que minha mãe fazia bolo mole sem leite condensado, mas essa versão com esse ingrediente fica mesmo muito gostosa. Fico devendo a receita sem leite condensado, para dias menos gordos.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Outubro Rosa: mousse de morango light / diet


Antes tarde do que mais tarde, rs, nesse final de outubro vamos lembrar o Outubro Rosa - movimento que incentiva o combate ao câncer de mama - com uma receita de mousse de morango light, bem rosinha. Essa é uma sobremesa bem leve e rápida, ótima para matar a vontade de doce durante a dieta. A época dos morangos já está acabando e pode haver alguma dificuldade em encontrá-los. Sem problemas: use outra fruta, como manga, abacaxi, uva. O rosa desse mês de outubro só não pode faltar quando se fala em prevenção, em saúde, ok?

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Filé de frango com crosta de gergelim


Figurinha fácil, o filé de peito de frango é uma opção saudável e prática para as refeições, mas também tem fama de ser sem graça. Fato é que ninguém aguenta comer filé de frango grelhado todo dia e dicas para prepará-lo de um jeito diferente são muito bem-vindas. Para manter a praticidade - que é uma das vantagens de ter o filé de frango sempre à mão -, a sugestão é fácil: agregar uma crosta de gergelim (sésamo) que vai dar um sabor (muito sabor!) completamente diferente e mudar a cara do seu franguinho. Nem chamaria de receita, é mais uma dica, um truque, par variar o filé de frango.

Não sei na sua casa, mas aqui o filé de peito de frango reina absoluto, ainda mais em tempos de dieta. Ele é muito prático, pois cozinha rápido e você pode deixar uns "bifinhos" já temperados em um pote tampado na parte mais alta da geladeira. Não sou muito fã de apenas grelhar os filés, a não ser que a correria ou a falta de vontade (até quem gosta tem seus dias de querer distância da cozinha!) sejam maiores. Estou sempre inventando um molhinho, colocando um tempero diferente. A crosta de gergelim deixa seu filé de frango muito mais gostoso e não dá trabalho nenhum de fazer, confira!

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Utensílios que amamos: abridor de potes


Chega de sofrer para abrir potes de conserva, que geralmente vêm muito apertados para braços fracotes como os meus darem conta. Chama o marido? Esse utensílio que apresento hoje vai te libertar dessas ajudas externas. O abridor de potes é leve, pequeno, barato e cabe em qualquer cantinho. Para usar, não tem mistério (ou tem? Em seguida conto minhas peripécias, rs). Por tudo isso, o abridor de potes é um utensílio que amamos.

Na seção "utensílios que amamos", tento trazer apenas produtos testados e aprovados por essa que vos escreve, pode notar pelas fotos que meu abridor de potes já está com cara de que foi bastante usado. E foi mesmo. Ele foi muito mal usado também, e no começo achei que tinha jogado (o pouco) dinheiro fora e que meu novo brinquedo nunca estaria por aqui. Estava enganada.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Falso macaron (biscoito colorido)


Você acha lindo o efeito dos macarons para decorar uma mesa, servir em um chá ou algo assim? A receita de macaron, apesar de aparentemente simples, requer cuidado durante todo o preparo, é um biscoitinho delicado. No entanto, com biscoitinhos amanteigados você consegue o mesmo visual de um jeito muito simples. Todos os ingredientes e materiais utilizados para simular os macarons são comuns, você vai tê-los em casa ou consegui-los facilmente. Não me atrevo a fazer os verdadeiros macarons - há profissionais que preparam uns maravilhosos -, mas os falsos macarons podem ser feitos sempre que se tiver vontade.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Sorteio e pesquisa entre leitores - Encerrado


SORTEIO ENCERRADO

O blog passou por mudanças nos últimos tempos, passou para um domínio próprio .com.br, mudou bastante o visual em relação ao que era antes e tudo isso faz parte de um processo que, cedo ou tarde, acho que chega para todos os blogueiros: a necessidade de acompanhar o crescimento do blog e a vontade de fazer um pouco mais, oferecer ferramentas cada vez mais úteis para a vida na cozinha e em casa, que é o propósito do Casa.

Após mais de 2 anos de existência, gostaria de conhecer melhor os leitores do blog e ir além do feedback que recebo através dos comentários, e-mails e redes sociais. Convido os leitores do blog a responder uma pesquisa - é coisa rápida, prometo - e me ajudar a ajustar os rumos do Casa, Coisas e Sabores.

Faça você mesmo: porta-guardanapo de tecido (sem costura!)


Essa é uma boa dica para reciclar o que iria para o lixo e ainda conseguir lindos e práticos porta-guardanapos de um jeito muito fácil. Os porta-guardanapos que você vai fazer são de tecido, mas passam longe da linha e da agulha: são sem costura. Tudo o que você precisará é cola branca. E também tubos de papel, retalhos de tecido e algumas ferramentas bem básicas. Com pouca habilidade - é tão fácil que nem precisa ser fera nos trabalhos manuais -, sai em instantes um jogo de porta-guardanapos bonito e barato.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dia Mundial do Pão: pão francês caseiro


Para comemorar o Dia Mundial do Pão, que se celebra hoje, dia 16 de outubro, nada melhor que trazer a versão caseira do pão mais amado do Brasil: o pão francês. "Vilão" das dietas de emagrecimento - porque é extremamente difícil abrir mão dele -, o pão francês é uma instituição do café da manhã brasileiro e poucos resistem a uma unidade recém-chegada da padaria, quentinha. A partir de agora, ele continua saindo quentinho, mas do forno da sua casa. Vamos deixar claro que igual ao da padaria não fica, mas o resultado é bastante parecido e satisfaz. Com um naco de manteiga derretendo por cima, satisfaz mais ainda.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Mousse de chocolate sem leite e sem ovos


Se você tem intolerância à lactose, não pode consumir ovos ou leite por algum motivo, esse mousse de chocolate é para você. Se você está procurando uma receita de sobremesa diferente e que acaba ficando muito saudável, esse mousse é para você também. Agora, se a ideia é preparar uma sobremesa que seja bem prática e que leve com poucos ingredientes (apenas quatro!), é...pode se jogar igualmente nessa mousse de chocolate. E, o principal, fica deliciosa!

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Sugestão para um Dia das Crianças ao ar livre: piquenique!

sxc.hu
Apesar de o clima ter dado uma rasteira nos planos ao ar livre de quem é do Rio de Janeiro e de São Paulo, outros mais afortunados podem aproveitar o feriado e o Dia das Crianças para um programa muito legal com os pequenos: piquenique! Escolha o gramado, reúna a família, separe uma toalha - pode ser toalha de mesa, de praia, canga -, jogos/brinquedos e planeje os comes e bebes. Para lhe ajudar nessa última parte, confira as receitas que vão render deliciosos lanches e garantir a energia para as brincadeiras.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Receita 4 ingredientes: trufa de banana no copinho


Mais um da série "cansei dos docinhos de sempre, quero uma coisa diferente!". A trufa de banana no copinho traz essa combinação deliciosa de chocolate com banana em uma receita fácil, molezinha de fazer. Tão fácil que só leva quatro itens, a primeira opção doce de nossa lista de receitas 4 ingredientes, uma brincadeira para mostrar que é possível cozinhar com o pouco que se tiver. Já sabe que, na próxima festinha, nada de brigadeiro mole: é trufa de banana no copinho.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Focaccia


É pão, é pizza? Um pouco dos dois. A focaccia é uma receita italiana muito gostosa e bem fácil de fazer, se não fosse o tempo de descanso diria também que é rápida. Mas o tempo em que você ficará com a mão na massa, literalmente, é bem pouco. Há versões com cobertura e tudo, o que deixa a focaccia bem parecida com uma pizza, mas fiquei com uma versão bem básica à base da dupla azeite e alecrim. É uma massa ótima de se trabalhar e com resultado muito saboroso e macio. Só fazendo para ter noção do que é comer um pedaço de focaccia quentinho, recém-saído do forno.

Fui buscar essa ótima receita de focaccia no Cucina Artusiana, que, aliás, tem várias opções e me deixou na maior dúvida. Meu critério foi ficar com a que tinha mais azeite :) A massa é ótima, muito macia e dá um ótimo resultado. Preparei 1/3 da receita, para uma focaccia pequena (meia assadeira média), a receita inteira deve dar uma focaccia gigante. Ainda farei.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Azeite aromatizado com ervas


 O azeite já é um ingrediente gostoso - e muito saudável - que dá aquele sabor aos pratos do dia a dia. Pois saiba que o que era bom pode ficar ainda melhor se você aromatizar seu azeite. Um fio de azeite aromatizado regando um bom naco de pão caseiro e não há lanche melhor. Desta vez a parceria com a editora Bocatto/Cooklovers, através da Livraria Gourmet, trouxe às minhas mãos livros que foram feitos um para o outro: o kit O Pão Caseiro - Salgados e Doces, e Atelier de Receitas - Azeites Aromatizados.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Torta de maçã no palito (pop pie) do Encontro Gourmet


Já imaginou servir torta no palito, feito pirulito? Foi essa ideia diferente que quis levar para os amigos no Encontro Gourmet e a torta de maçã no palito representou lindamente o Casa, Coisas e Sabores na mesa Encontro de Sabores, um espaço no evento especialmente reservado para os blogueiros que quisessem levar um quitute e apresentar seus sabores "aozamigo". A massa da torta é figurinha fácil aqui no blog (quem nos acompanha até já imagina qual é) e o recheio é muito fácil de se fazer e bem temperado. Entre outros, também entrou muito carinho no tempero, não deixe essa especiaria faltar nunca na sua cozinha (na sua vida!).

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Encontro Gourmet dos blogs de gastronomia, como foi?


No último sábado, blogueiros de gastronomia se reuniram em São Paulo para um evento especial: o 1° Encontro Gourmet. A data de 29 de setembro de 2012 vai ficar marcada por ter reunido blogueiros de todos os cantos do país - foram cerca de 70 blogs participantes - para um dia de encontros, workshops e degustações, em clima para foodie nenhum colocar defeito. O Casa, Coisas e Sabores se mandou de mala e cuia para a terra da garoa, e bate no peito para dizer: #eufui!

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...