verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Festival de picolé caseiro

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Festival de picolé caseiro




O especial de receitas geladas continua com um clássico infanto-juvenil-adulto: picolé caseiro. Bater frutas com leite (ou não) e depois levar ao congelador, quem nunca? Minha mãe fazia muito quando eu era criança, inclusive ela chegou a vender picolés, com uma receita mais "profissa". Eu adorava. Sugiro duas versões mais adultas, com sabor mais complexo, de picolé-sorbet (de melancia e de kiwi) e outra versão de picolé com sabor de infância, mas repaginado (de mocha cappuccino). Essa postagem faz parte da ação "O verão carioca pede sobremesas geladas", uma iniciativa entre vários blogs de gastronomia do Rio de Janeiro.

Utilizei uma forma de silicone para bolinhos para colocar os picolés. Deu muito certo, pois fica muito fácil para retirá-los depois de prontos. Fica a dica. Se você tiver, pode e deve usar as formas próprias para picolés. Não tem forma de picolé nem de silicone? Coloque em copos descartáveis de plástico, é prático e simples, e o copinho ainda serve para aparar os respingos :-) Os palitos devem ser colocados depois que o picolé já estiver um pouco endurecido, depois de 1 ou 2 horas de congelador, para que eles fiquem no lugar. Depois, é só deixar terminar de endurecer e aproveitar esse "refresco" para os dias de calor.

Picolé-sorbet picante de melancia

Cerca de 500 g de melancia
1/2 xícara de hortelã fresca
Suco de 1/2 limão siciliano
1 colher de café de geleia de pimenta

Retire a casca e as sementes (retirei só as mais superficiais) da melancia e bata a fruta com os outros ingredientes no liquidificador. Não precisa colocar água nem adoçar. Coloque nas formas e leve ao congelador. Depois de um tempo, coloque os palitos e deixe terminar de congelar.

Você também pode usar pimenta (dedo-de-moça) fresca, recomendo apenas uma rodelinha, pois o picante deve ficar bem de leve. De qualquer forma, coloque sempre menos, experimente e decida se coloca mais pimenta ou não. Se não gostar do picante, retire esse item da receita, também fica bem bom.

Benefícios: a melancia tem poucas calorias, é rica em sais minerais, vitaminas (A, C e complexo B) e licopeno. A pimenta ajuda a emagrecer e protege o coração, entre outros.

Picolé-sorbet de kiwi e erva-doce

3 kiwis sem casca e picados
1/2 colher de chá de erva-doce (grãos)
3 colheres de sopa de açúcar

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque um "tiquinho" de água, só para ajudar a bater. Coloque nas formas e leve ao congelador. Depois de um tempo, coloque os palitos e deixe terminar de congelar.

O picolé ressalta o azedinho do kiwi e a erva-doce dá um toque bem refrescante. Tenho para mim que ficaria uma delícia em um caipilé. É só fazer uma caipirinha (acho que de morango combinaria bem) e finalizar a bebida com o picolé mergulhado no copo.

Benefícios: o kiwi é rico em vitamina C e fibras, já a erva-doce ajuda na digestão e em regular a pressão arterial.

Picolé de mocha cappuccino

2 xícaras de leite
2 colheres de sopa cheias de leite em pó
1 colher de café de café solúvel
2 colheres de sopa de chocolate em pó (ou achocolatado)
2 colheres de sopa de açúcar

Bata tudo no liquidificador. Coloque nas formas e leve ao congelador. Depois de um tempo, coloque os palitos e deixe terminar de congelar.

Esse picolé é daqueles que a mãe da gente fazia quando éramos crianças: simples e rápido. Daqueles que a gente chupa até sobrar aquele final de gelo, que garante o refresco final. A mistura do café com chocolate é deliciosa. Nesse calor, meu café da manhã pode ser esse, rs.

Benefícios: a gente fica mais feliz, rs. O leite tem todas as propriedades que a gente já sabe e esse picolé tem muito menos gordura que um sorvete industrializado. É uma opção bem melhor para as crianças (de todas as idades).

Usar copos descartáveis como forma é simples e prático
Atualização em 10/02/12 - Vi a ideia dos copinhos no blog Gourmet e Gourmand (AQUI), da prendada Queila, que espertamente serviu assim os picolés na festinha do filho. Não que a ideia - muito boa - seja inédita, mas aproveito a deixa para indicar esse ótimo blog.

Confira AQUI as receitas dos outros blogs na ação "O verão carioca pede sobremesas geladas".


Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

--------------------------------------------------

O picolé-sorbet de melancia foi feito com a receita de um suco publicado na revista Máxima - edição 21.

Confira as fontes e saiba mais sobre os benefícios da melancia (AQUI), da pimenta (AQUI), do kiwi (AQUI) e da erva-doce (AQUI).

9 comentários:

  1. Ficaram lindinhos!! Já incluí seu link.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Ótimos os seus picolés-sorbet!
    Ficaram bem legais!
    Bjus.

    ResponderExcluir
  3. Realmente profissionais! A idéia da forminha em forma de flor arrasou, deu um toque muito especial. Bjos,

    ResponderExcluir
  4. Que lindos Dri, adorei essa receita, e a idéia dos copinhos, o de melancia com geléia de pimenta deve ter ficado maravilhoso. Gostei dos dois. Bem caprichados. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh que lindos e fofos kkkk adorei, além de parecer muito gostoso, estão tão lindinhos em formato de rosa ^^

    ResponderExcluir
  6. A ideia do copinhos eh muito legal, e a crianca aqui esta pedindo o mocha capuccino rsss
    bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  7. Ai que lindos picolés, Adri!!
    Utilizar as forminhas de bolo para fazer picolé ficou magnifico.
    E assim, coloridos, então, ainda mais extraordinários.
    Já estou imaginando uma festa do picolé no Verão!!!
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  8. Andréa, obrigada pelo elogio e pela iniciativa da ação, foi muito divertido :-) Beijos!

    Santa Gastronomia, obrigada! O bom é que os picolés-sorbet não pesam muito na balança, rs. Um beijo.

    Laura, essas forminhas de silicone são ótimas para os picolés, desenformam rapidinho, e ainda deu um charminho :-) Beijos!

    Josy, o de melancia é bem exótico, rs. Para quem gosta de um ardidinho (eu!), vale a pena experimentar. Os copinhos não são ótima ideia para festinha de criança? Vi a dica em um blog amigo. Beijos!

    Adriana, tudo gelado nesse calor já é uma delícia! Hehehe. Ficam bem gostosos e refrescantes, assim nem se sente o calor, rs. Beijos!

    Paty, o mocha foi o que fez mais sucesso aqui em casa (por que será? Hehe) com as crianças beirando os 30 anos :-) Beijos!

    Rute, sei que por aí o frio está intenso e você está mais para uma sopinha, rs, mas guarde as ideias que daqui a pouco o verão bate à sua porta :-) Um beijinho!

    ResponderExcluir
  9. Adri,

    Seus picolés estão lindíssimos assim em forma de flor, e o de melancia me chamou especial atenção, fiquei imaginando o sabor!!!

    O sorvete de cima não fica atrás, ficou show, e a cor? Fantástica!

    Um abraço,
    Renata

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...