verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo de aniversário "eu só quero chocolate"

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Bolo de aniversário "eu só quero chocolate"


Esse bolo de aniversário foi feito para uma amiga que gosta de chocolate. O quanto? Muito. As "instruções" que recebi na hora de fazer foram as seguintes: cobertura, recheio, tudo de chocolate. "Ela é doida por chocolate", acrescentou minha fonte (sem necessidade). Ok! Por isso essa receita é para os chocólatras de plantão.

Mas também é uma receita sem mistérios. A massa é um pão de ló de chocolate cuja receita eu tirei de uma revistinha da Coleção Dona Benta, a cobertura e o recheio são com ganache. A decoração é o "pulo do gato": com uma técnica que vi no blog Chocolatria e uma massa de chocolate que se transforma em lindas rosas, o bolo ficou com cara de festa.

Bolo de aniversário "eu só quero chocolate"

Bolo básico de chocolate ("Bolos recheados", Coleção Dona Benta)
4 ovos
1 e 1/4 de xícara de açúcar
2 xícaras de chá de farinha de trigo (a receita recomenda a Dona Benta, é a que eu uso)
1/2 xícara de chá de cacau em pó (usei chocolate em pó)
3/4 de xícara de leite
1/2 colher de café de bicarbonato de sódio
1 colher de sobremesa de fermento em pó (a receita recomenda o Dona Benta, usei o Royal e 1 colher de sopa)

Bata as claras em neve na batedeira e adicione as gemas uma a uma. Sem parar de bater, acrescente o açúcar aos poucos e, em seguida, alterne a adição do leite e da farinha peneirada com o cacau (usei chocolate em pó), até misturar bem. Desligue a batedeira e agregue o bicarbonato e o fermento (não se bate nessa parte, é só misturar bem). Coloque em forma untada e enfarinhada de 22 cm e asse em forno médio-alto pré-aquecido (220 º C) por cerca de 25 a 30 minutos ou até que, espetando a massa com um palito, este saia limpo. Retire do forno, espere uns 10 minutos para desenformar e aproximadamente 1 hora para rechear.

Obs.: Usei uma forma de 25 cm e o bolo ficou baixo, a forma é de 22 cm mesmo. O bolo precisa estar completamente frio para rechear. Fiz de manhã para rechear e cobrir no final da tarde.

Ganache
Acabei não anotando as medidas, pois fiz "no olho". Para cobrir, ele precisa ficar bem firme. Portanto, derreta o chocolate em barra (cerca de 400 g para recheio e cobertura) no micro-ondas (uns 2 min, mas fique de olho após 1 min) e misture com creme de leite em caixa aos poucos. O ideal para essa quantidade de chocolate deve ficar em 1 caixa, usei um pouco mais e escorreu um pouco. É melhor misturar aos poucos e verificar a consistência, deve ficar firme o suficiente para não escorrer.

Decoração
A lateral foi inspirada na técnica das "asas de chocolate" ensinada no blog Chocolatria. Com as costas de uma colher banhada no chocolate derretido (temperado), faça um "risco" sobre uma folha de papel manteiga em uma assadeira e leve à geladeira para endurecer. Ficou mais para asa de galinha do que para asa de anjo, mas é uma técnica muito fácil e, independente do "rabisco", muito decorativa. Recomendo acessar o blog para ver as fotos de como fazer (link abaixo).

Rosa de chocolate: foi moldada com uma massa feita com uma barra de chocolate derretida (180 g, temperado) misturado com 1/3 de xícara de glucose de milho (todo mundo como "mel" Karo, mas usei o da Yoki). Misture e "sove" a massa. Vai ficar meio molenga, mas é só enrolar em filme plástico de cozinha (faça uma bolinha lisa e enrole, senão dá trabalho para tirar o plástico depois) e levar à geladeira por uns 15 min. Vai estar bem dura, mas é só trabalhar um pouco com as mãos e abrir com rolo entre dois pedaços de filme em uma superfície lisa. Corte círculos de massa para as pétalas (usei uma tampa de pote pequeno) e vá moldando com as mãos até formar a rosa. Depois de finalizada, com o tempo a rosa fica dura (link abaixo com o passo a passo em fotos).

Montagem
Corte o bolo ao meio, usando uma faca longa e serrilhada. Molhe o disco inferior (usei uma "calda" feita de água com Ovomaltine) e espalhe o ganache. Coloque o outro disco em cima e cubra o bolo com ganache. Se quiser, faça bordas e detalhes com ganache, usando bico de confeiteiro. Coloque as "asas de chocolate" na lateral (o ganache já gruda) e posicione a rosa de chocolate no centro. Ou invente e faça o que a criatividade mandar :-)

Observação fundamental: usei um chocolate para derreter que não exige temperagem, pois é fracionado. Ele tem sabor agradável, mas não é dos chocolates "nobres". Como estava em cima da hora para fazer o bolo, não podia me dar ao luxo de errar o ponto do chocolate e recorri a essa opção. A marca que usei foi a Harald Top Blend.

-----------------------------------

A técnica das "asas de chocolate" me foram apresentadas pelo blog Chocolatria (AQUI).
O tutorial da rosa de chocolate é do blog "gringo" Cake on The Brain. Confira AQUI (as fotos são bem lúdicas).
Veja AQUI como temperar o chocolate derretido.
Uma dica para quem não tem rolo de abrir massa é usar uma garrafa de formato uniforme (de vinho, por exemplo) envolvida em filme plástico.

14 comentários:

  1. Que bolo lindo! Pedindo para ser mordido.... Imagino a delícia que ficou!
    Beijos, Cecilia

    ResponderExcluir
  2. O bolo está maravilhoso! E delicioso com certeza, uma verdadeira tentação!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Conceição ficou um espetáculo seu bolo, adorei o bolo, o recheio, a ganache, mas a decoração esta barbara, adorei as dicas, obrigada por compartilhar e parabéns pelo lindo bolo, sua amiga deve ter ficado super feliz...bjocas

    ResponderExcluir
  4. Adri desculpe, troquei teu nome é que acabei de vir do blogue da Conceição e fiz essa pequena confusão, me perdõe..bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Adri, já vim entrando e sem pedir licença mas adorei o seu blog e não resisto a ficar sua seguidora,


    beijos e obrigado por tudo o que partilha (só delicias)

    ResponderExcluir
  6. Uau Adri!
    Vc está uma profissional de pastelaria.
    Pensei que a rosa de chocolate fosse de compra, mas estive a ler as instruções e achei 5 estrelas!
    Adorei as dicas para as asas de anjo!!!
    Não é só sua amiga que está de parabéns por fazer aniversário. Você está de parabéns pela perfeição e pelo caminho de ofertar o bolo.
    Palmas!
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  7. Ficou muiiito bonito esse bolo!! Digno de comemoração! Parabéns!

    Ps.: se tiver sobrado, manda pra mim! ;)

    bjos.

    ResponderExcluir
  8. Cecilia, é difícil alguma coisa com chocolate ficar ruim, né? Por isso fui nele, rss. Beijo!

    Lina, obrigada :-) Você não sabe a carinha das pessoas quando cheguei com o bolo, o chocolate tem um poder, rs. Beijos :-)

    Josy, fico feliz que tenha gostado! Espero que possa aproveitar as dicas. Se tentar, não se esqueça de vir me contar :-) Beijos.

    Paula, seja muito bem-vinda! E aqui não precisa pedir licença para entrar, não, viu. A porta está sempre aberta :-) Obrigada pela visita e pelo recadinho! Beijo!

    Rute, sei que você gosta também de um bolinho e decora os seus como ninguém (cheguei no seu blog por aquele bolo-praia, lembra? Lindo). Como pasteleira (confeiteira, para nós) ainda tenho muuuito a aprender, mas adoro esse aprendizado :-) Beijo!

    Obrigada, Ricardo! De comemoração, eu sei que você entende :-) Xiii, sobrar até sobrou, mas a aniversariante passou a mão e levou para casa! Hehe. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Adri,
    Posso não ser chocólatra, mas não resisto a uma decoração caprichada. Admiro uma apresentação que faça jus ao sabor.
    Grata pelo carinho do comentário deixado no Naco pelo aniversário do blog, viu?
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  10. Olá, sou a Noêmia do grupo “Blogs de Gastronomia” do Facebook.
    Passei para conhecer o seu blog!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Gina, acho que uma decoração caprichada é a "cereja do bolo" (às vezes literalmente, rs). Parabéns ao NaCozinha mais uma vez :-) Beijos!

    Noêmia, adorei você ter vindo conhecer minha cozinha (que às vezes vira ateliê, redação, sala de reuniões, rs). É só chegar chegando, bem-vinda :-) Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Adri! Hoje passei pela primeira vez pelo teu blog, e adorei. Tem cheirinho de casa arrumada, e com comida da boa.
    Essa torta me chamou muito a atenção, bom,eu amo chocolate, e essas fotos estão me hipnotizando. Só consigo pensar em comer, comer, comer...
    Parabéns, a casa tá linda!

    ResponderExcluir
  13. Alessandra, seja bem-vinda :-) Fico muito feliz que você tenha gostado, espero que possa levar um pouquinho daqui para a sua casa, até porque essa aqui é nossa! A aniversariante também ama chocolate e ficou hipnotizada como você, rs (e quem não fica? Rs). Beijos!

    ResponderExcluir
  14. um nem preciso esperimenta a o bolo so olhao ja da pra ver qui estar maravilhoso o bolo parabens acho qui essa pessoa qui fez esse bolo e uma bela coziera

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...