verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Iogurte caseiro (republicação)

terça-feira, 31 de maio de 2011

Iogurte caseiro (republicação)

Essa postagem é uma republicação da receita do iogurte caseiro feito na garrafa térmica, uma técnica que torna o preparo muito prático, e na qual incluí algumas sugestões para dar sabor ao iogurte. Porque iogurte natural vai no molho de salada e no estrogonofe light, não direto na goela! Confira:



Para animar as crianças, deixo uma receita de preparo simples e supercriativo de iogurte caseiro, que pode e deve ser usado como iogurte de beber (pois fica bem líquido) e para bater vitaminas. A ideia veio do blog Prato Fundo, e dei meu toque para um sabor morango.

Você vai precisar de 500 ml de leite integral, 1 colher de sopa de iogurte natural, leite em pó e Nesquik (ou outro do tipo). Esquente metade do leite, sem deixar ferver, acrescente 2 colheres de sopa de Nesquik e 2 colheres de sopa de leite em pó. Junte o restante do leite (que estava em temperatura ambiente) e acrescente o iogurte natural. Coloque esse preparado em uma garrafa térmica, separada só para esse uso, não pode usar a do café! No meu, deixei 3 horas na garrafa térmica bem vedada, depois transferi para uma garrafa de iogurte limpa, que guardei do industrializado que acabou, e levei à geladeira.

Ficou bem líquido, com sabor suave de morango e nada doce. Trocando o Nesquik por produtos de outros sabores, dá para ter iogurte sabor vitamina, banana, baunilha...

5 comentários:

  1. Uma receita de preparo simples e supercriativo de iogurte caseiro.

    ResponderExcluir
  2. Será que se colocar mais iogurte no preparo ficará pastoso?A ideia da garrafa é genial!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Zilda! Essa ideia da garrafa deixa mesmo o preparo bem prático. Comprei uma garrafa térmica daquelas bem baratinhas e deixo separada só para fazer iogurte. Na verdade, colocar mais iogurte só vai deixar o resultado final mais ácido. O tempo na garrafa também tem que ser bem controlado. Teve uma vez que esqueci o iogurte dentro da garrafa de um dia para o outro, ficou bem pastoso, mas difícil de beber de tão ácido. A dica para deixar menos líquido é colocar o leite em pó, esse sim você pode experimentar colocar um pouquinho mais. Tenta também deixar 5 horas da garrafa, em vez de 3 horas, acho que mais que isso já fica ácido demais. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante pois o sabor é adicionado antes da fermentação. Pode ser que fique mais forte, ou melhor, assim. Quanto ao tempo, o mais fácil é fazer num dia e usar no outro. Ou é muito? De qualquer maneira, muito obrigado por compartilhar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, José Adauto! Eu que agradeço pelo comentário! O sabor ficar mais ou menos forte vai depender mais da quantidade de produto, essa quantidade que indiquei fica um sabor bem suave de morango. Deixar de um dia para outro é muito, teve uma vez que esqueci o iogurte dentro da garrafa e acabou ficando muito ácido. Fica bem grossinho também, mas a acidez deixou bem ruim de tomar. Deixar de 3 a 5 horas na garrafa é o ideal, depois você passa para outro recipiente e leva à geladeira para parar a fermentação. Não deixe de experimentar, fica bem bom :) Abraços!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...